Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Poliomielite no mundo


 ingressei no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco, quando decorria a década de 1960 e o Brasil sofria o sob o flagelo da Paralisia Infantil ou Poliomielite, as clinicas especializadas recebiam um elevado número de crianças portadoras de sequelas da doença (paralisia flácida).  Os Fisioterapeutas brasileiros de hoje em dia conhecerão novos casos apenas se participarem de equipes da Organização Mundial de Saúde (OMS) em países ainda afetados pelo vírus. 

Graças a vacinação o Brasil não registra novos casos desde 1990. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) o Certificado da Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem. No entanto, apesar da erradicação ter sido feita, o Brasil mantém a vacinação - um processo complexo -  no calendário nacional. Participei desse processo de 1990 até 2012, atuando nas campanhas vacinais no nível estadual, no âmbito da Diretoria Regional de Saúde (Primeira DIRES) órgão da Secretaria Estadual de Saúde circunscrito a Área Metropolitana do Recife, e como Gerente de Território da Microrregião - 1 do Distrito Sanitário de Saúde - 3 da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife.


Estampa de camiseta utilizada pelos servidores do SUS - Secretaria de Saúde da Cidade do Recife durante as Campanhas de Vacinação - anos 2000-2012.
 
O Paquistão é, hoje, um dos únicos 3 países restantes no mundo com  transmissão contínua do poliovírus selvagem, além do Afeganistão e da Nigéria. A Organização Mundial de Saúde (OMS), junto com o UNICEF e outros parceiros-chave da Iniciativa Mundial para a Erradicação da Poliomielite, apoia o Governo do Paquistão nos esforços de erradicação da poliomielite visando garantir que o país alcance o status de erradicação da poliomielite.

O controle epidemiológico da poliomielite continua a ser o melhor  já visto no Paquistão, segundo a OMS. O número de casos diminuiu de 306 em 2014, para 54 em 2015 e para 20 em 2016. Em 2017, o Paquistão relatou apenas 8 casos de poliomielite. A expectativa da OMS é de que a poliomielite seja a próxima doença a ser erradicada no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário