Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

segunda-feira, 21 de março de 2016

WCPT defende o envolvimento de Fisioterapeutas em gestão de desastres


 Londres  (via WCPT) - Novo relatório da Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT defende o envolvimento de Fisioterapeutas em gestão de desastres.

Os Fisioterapeutas devem ser considerados fundamentais para a gestão de desastres, bem como uma parte intrínseca do planejamento e resposta a eventos como terremotos e inundações. Essa é a mensagem de uma nova e importante publicação da WCPT.

O relatório aponta para a necessidade de reabilitação de alta qualidade após desastres. Mas também enfatiza que o papel dos Fisioterapeutas não se limita à prestação direta de reabilitação. Esse papel abrange a preparação e recuperação funcional; incluindo avaliação, coordenação, apoio psicossocial e promoção à saúde.

O relatório, em sua totalidade, foi elaborado por um grupo consultivo do projeto, incluindo representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras, CBM Internacional e organizações membros da WCPT sediadas no Japão e Filipinas.

"É um documento muito oportuno, e será um grande recurso para os Fisioterapeutas, em particular aqueles que estão envolvidos no processo continuo de desastres, bem como na formação dos alunos", disse a Vice-presidente da WCPT Margot Skinner, que foi  membro do grupo consultivo do projeto.

A Consultora de Política Profissional da WCPT, Catherine Sykes, coautora do relatório juntamente com Pete Skelton, Fisioterapeuta residente em Londres e Gerente de Projetos de Reabilitação da Handicap International, trabalharam nas respostas de emergência no Nepal, Gaza, Iraque, Filipinas, Líbia, Jordânia e Haiti.

"Os desastres são um problema global crescente", disse Pete Skelton, Fisioterapeuta  coautor do relatório. E finalizou, "Este guia fornece informações críticas para os interessados ​​em resposta nacional ou internacional aos desastres, introduzindo orientação e evidência internacional. Criticamente, ele também é projetado para ajudar Fisioterapeutas, visando que se preparem para desastres antes que eles ocorram, e para apoiar aqueles que trabalham na reconstrução após um desastre".

O relatório, 'O papel dos Fisioterapeutas na gestão de desastres', está disponível para download no  site http://bit.ly/1Mp4w12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário