Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

domingo, 27 de março de 2016

A construção mundial da Fisioterapia

Uma entidade de classe pode ser hegemônica? Se a considerarmos no entendimento da liderança exercida, a resposta é sim.

Hegemonia tem outros significados, na esfera militar e na política. De origem grega, indicando poder, dominio, supremacia. É no sentido de liderança o seu  emprego, para qualificar o modo atual de agir da Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT, sob a presidência de Emma Stokes, que sabiamente afasta-se do corporativismo fácil, aproximando-se do interesse coletivo, do que é universal.

As recentes  atitudes da diretoria liderada por Stokes evidenciam a opção por esse caminho universal: credenciamento de dois programas de formação de Fisioterapeutas na China, para garantir que atendam às diretrizes acordadas internacionalmente. Encorajamento no sentido de que Fisioterapeutas defendam a inclusão de Pessoas com Deficiência na profissão; e finalmente, incentivando a categoria na participação essencial do planejamento e resposta a eventos como terremotos e inundações, ou seja, na gestão de desastres. 

É papel das  organizações membros da WCPT, a manifestação irrestrita de apoio à causa. Mas não somente essas organizações e os profissionais institucionalizados devem apoiá-la. A construção mundial da Fisioterapia passa por uma aliança com a organização, formada principalmente pelos Fisioterapeuta livres, não pertencentes a nenhuma entidade associativa. Aqueles profissionais que não esperam que outros respondam  por eles. Aqueles que vão à luta, no consultório, na clínica, no hospital; defendendo salários dignos e melhores condições de trabalho. Aqueles que veem no esforço da WCPT a possibilidade de construção mundial compartilhada.

O tempo que virá - pode ser utopia - vislumbra-se promissor para os que exercem a Fisioterapia e para os que usufruem seus benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário