Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

sábado, 1 de junho de 2013

Fisioterapeutas da Espanha poderão prescrever medicamentos


Agências de Notícias espanholas divulgaram neste sábado 1º de junho, que um Projeto de Lei sobre vigilância farmacológica encontra-se em tramitação no Congresso, propondo a modificação da Lei de Medicamentos, a qual, provavelmente, permitirá aos Fisioterapeutas daquele País a prescrição de medicamentos e de próteses ortopédicas.

Vários partidos políticos  da Espanha, entre eles a "Esquerda Unida" apresentaram diferentes emendas  ao Congresso para incluir neste Projeto de Lei a "demanda histórica" dos Fisioterapeutas, abrangendo medicamentos não sujeitos a prescrição médica, além de produtos sanitários relacionados com o exercício da profissão.

Além disso, duas emendas encaminhadas pelos partidos políticos  do País estabelecem que o Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade fará a acreditação desses profissionais, com efeito em todo Estado Espanhol "de acordo com o que se determinar em regulamento".

Um determinado partido político tem defendido que a prescrição de produtos sanitários "resulta viável" e que os novos títulos de graduação em Fisioterapia na Espanha, contemplam a aquisição de conhecimentos para uso de medicamentos e de próteses ortopédicas.

Do mesmo modo, acrescentam que esta ampliação de competência "não tem custo" e dá "cobertura legal" à atuação desses profissionais, e que há consenso parlamentar, como foi demonstrado recentemente em uma proposição de lei firmada por todos os grupos de parlamentares, pedindo ao Governo a aprovação de tal objetivo.

Das 30 emendas apresentadas pelos "populares" a este Projeto de Lei, incluem-se duas destinadas a reforçar a competência do Estado na hora de definir os preços dos medicamentos e garantir condições de igualdade ao acesso a todo o Sistema Nacional de Saúde (SNS).


FONTE:  - Redación Médica - Madrid
                  Disponível na WEB em:
                - La Vanguarda.com (Europa Press) Madrid
                   Disponível na WEB em:

Blog 14-F FISIOTERAPIA. Um Blog Amigo da Saúde
              


Nenhum comentário:

Postar um comentário