Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 29 de maio de 2013

WCPT faz declaração na Assembléia Mundial da Saúde

A escassez mundial de Fisioterapeutas e de outros profissionais que atuam na área de reabilitação, está afetando o acesso aos serviços de saúde às pessoas com deficiência, disse Catherine Sykes representante da Confederação Mundial de Fisioterapia - WCPT, em um comunicado à Assembléia Mundial da Saúde (WHA), no dia  22 de maio corrente. 
A declaração, apresentada por Catherine Sykes, Consultora  da WCPT, enfatiza que os Fisioterapeutas e outros profissionais de saúde devem estar envolvidos no desenvolvimento de estratégias nacionais de promoção de atividades físicas, para atender as necessidades de todos as pessoas, incluindo pessoas com deficiência.
Ela disse que a WCPT apoiou a recomendação da resolução de investir em educação, para que os serviços de reabilitação se desenvolvam,  e apontou para a gama de recursos que a WCPT tem disponíveis, visando apoiar o desenvolvimento da educação em Fisioterapia. 
Segundo a fala de Catherine, "De acordo com dados coletados em 2012, a proporção de Fisioterapeutas para a população varia em todo o mundo a partir de um mínimo de 1:530,375, para uma média de 1:1344 para os países de alta renda. Essa grande variação é indicativo de escassez. Tais carências se estendem a outras profissões atuantes também na área de reabilitação . "
" A WCPT apoia as ações dos Estados Unidos para expandir a educação dos profissionais atuantes na área de reabilitação para resolver a escassez."
Catherine Sykes apontou ainda que a WCPT havia colaborado no desenvolvimento de orientações  e relatórios  da Organização Mundial de Saúde - OMS sobre a deficiência. Esses relatórios continham dados  para conduzir a política e o planejamento das ações voltadas para as pessoas com deficiência. 
" A WCPT apoia todos os esforços para melhorar o desenvolvimento, a coleta e uso de dados sobre a funcionalidade humana, e defende o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde", complementou ela.  
A resolução da World Health Assembly  (WHA) foi aprovada, e um plano de ação será desenvolvido em tempo para a próxima WHA, prevista para2014.

Nota do Editor: O texto desta postagem foi elaborado com base em livre tradução do original em inglês, com auxilio do Google Tradutor.
Blog 14-F FISIOTERAPIA. Um Blog Amigo da Saúde.

Atualizado em 31/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário