Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dá pra ser feliz?

Alardeia-se na Internet a suposta felicidade do Fisioterapeuta. Pra começo de conversa, felicidade é um estado transitório de satisfação e contentamento; portanto, não é permanente. Para a Filosofia, ou mais especificamente para o Filósofo Schopenhauer: " É um estado de espírito inatingível, porque resulta de atividades inexistentes: beleza, bondade, perfeição." desse modo, vejamos se no momento atual, dá pra ser feliz como Fisioterapeuta no Brasil.

Piso Salarial - O piso nos Estados e Municípios gira atualmente em torno de R$ 1.900,00, para quem está no mercado de trabalho há mais de cinco anos. Os honorários pagos pelos planos e seguros de saúde são aviltantes. A esperança está na aprovação do Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados, propondo um piso nacional de R$ 4.650,00. Lembrando que, esperança não é felicidade, e sim o sentimento de possível realização daquilo que se deseja.

Eleições diretas para o COFFITO - Outro ponto crítico da vida profissional do Fisioterapeuta, está relacionado com a renovação dos quadros no COFFITO, onde as eleições se realizam totalmente na contramão, por meio de um colégio eleitoral, sem que sequer tenha sido estabelecido um limite nos mandatos dos conselheiros. Novamente a esperança está no ar, com o advento de um Projeto de Lei do Senado que promove a adequação da Lei Nº 6.316/75 à Constituição Federal de 1988.

Venda de procedimentos Fisioterapêuticos via Internet - Em que pese a recente Resolução do COFFITO proibindo a venda de procedimentos em sites de compras coletivas, a desobediência permanece, como se observou há pouco (semana passada) por meio de denúncias pelo TWITTER. Falta fiscalização? Os infratores apostam na impunidade.

Corte de vagas nos cursos de Fisioterapia - Se corresse tudo bem na formação profissional, o MEC cortaria vagas?

A lista pode ser maior, não pretendo, entretanto, atormentar os leitores, deixando que cada um elabore a sua própria lista, e pare para pensar e responder a pergunta inicial: dá pra ser feliz?



Nenhum comentário:

Postar um comentário