Não-ser significa nada, o que não é
Nos últimos tempos, tornou-se corriqueiro. em nosso País, o uso do termo "não médico" numa referência ao Fisioterapeuta e aos demais profissionais da saúde. No passado, era comum o termo "paramédico" cujo uso o Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou, oficialmente, substituir pela denominação profissional de saúde, mais adequada para exprimir e qualificar, sem preconceitos, a profissão de quem se dedica a cuidar da saúde das pessoas, ou se considerarmos a antropologia holística, aquele que cuida do ser humano como uma tríplice união corpo/alma/espirito (Leloup).
A expressão "não médico" pode ter surgido de um silogismo inconcludente, de um silogismo sofístico, ou ainda de um sentimento de hegemonia sobre outros profissionais, como se infere [dedução ou indução (Aristóteles)] do PL 77036/66.
Para melhor entendimento, "não-ser", em Filosofia significa nada, o que não é (Parmênides) ou ausência do Ser (Aristóteles), entendendo o Ser, como a natureza íntima de uma pessoa, a sua essência. No entanto, o Ser concreto é o Ente que, por sua vez é pessoa, animal ou vegetal, ou coisa que manifesta o Ser (Heidegger).
Se você é , "não médico", então o que você é ?
Atualizado em 04/07/3013
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
Grande Geraldo, parabéns pelo texto. Proponho um desafio para ti. Gostaria que escrevesse um post mostrando como podemos agir de maneira concreta, onde recorrer, quais instâncias entrar em contato. A partir de então unirmos forças para colocar em prática. Aqui no interior da Bahia estamos nos mobilizando para que cada camara de vereadores discuta sobre o tema. Mas acredito com a sua experiencia e visão crítica, poderia descrever passo a passo que atitudes tomarmos. Valeu e parabéns novamente
ResponderExcluirCaro colega Rodrigo,
ResponderExcluirAgradeço a gentileza do seu comentário. Realmente, é um desafio descrever passo a passo uma estratégia para atingirmos um fim, mas, desafio é desafio, e vamos trabalhar para a consecução desse objetivo. Breve estarei enviando, ok?
Aproveito a oportunidade para informar que será enviado para você,através do seu e-mail, a posição adotada pela Fisioterapeuta Marli Costa (minha esposa) acerca do mesmo assunto. Caso você aceite os termos indicados, ela o autoriza a copiar o texto, mudando, obviamente, o necessário, e, sugere que encaminhe tantos aos Vereadores, como Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores e,também sugere que encaminhe cópia para todos os colegas Fisioterapeutas e também para os Terapeutas Ocupacionais do Brasil com os quais você mantem contato,sugerindo o mesmo posicionamento.
Até breve com meu abraço, Geraldo Barbosa