Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

terça-feira, 11 de setembro de 2018

A presença estrangeira na formação de Fisioterapeutas brasileiros


Grupo de participantes do Curso de Atualização em Fisioterapia promovido pela Organização Pan-americana de Saúde, com apoio do Centro De Reabilitação Sarah Kubitschek (Atual Rede SARAH)  outubro/dezembro de 1973 em Brasília DF, para Fisioterapeutas brasileiros da Região Nordeste do País, ministrado pela Fisioterapeuta sueca Karin Lundborg, consultora da Organização Mundial de Saúde. Na foto a Dra. Karin é a primeira sentada a esquerda. 

Cabe salientar que a passagem da Dra. Karin pelo Brasil ocorreu inicialmente durante a implantação do Curso de Fisioterapia do Instituto Nacional de Reabilitação INAR, na Universidade de São Paulo USP, criado oficialmente em 1958, quando foi designada pela Organização Mundial de Saúde para ministrar aulas específicas de Fisioterapia (Vieira, Risomar da Silva. Institucionalização da Fisioterapia - um olhar sobre o processo histórico nos cenários internacional, brasileiro e paraibano. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012 -  páginas 71/72).

Foto de novembro de 1973. Monumento ao fundador de Brasília Presidente Juscelino Kubitscheck - erguido no Jardim do Catetinho - um edifício de madeira onde o Presidente e seus Assessores trabalhavam durante a construção da cidade, cuja inauguração ocorreu em 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário