Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Notas Avulsas - 10


- Dia do Fisioterapeuta no México

 Foi a partir de 1942 que o Hospital Espanhol iniciou no México o primeiro programa de Fisioterapia; fato extremamente útil quando, entre 1950 e 1951, uma epidemia de poliomielite assolou o País e as sequelas deixadas nos pacientes foram enfrentadas.

A primeira escola para 'técnicos em fisioterapia'  foi fundada em 1955, quando também ocorre a  fundação da Associação Mexicana de Fisioterapia e Reabilitação (AMTFR), que mais tarde mudaria de nome para  Sociedade Mexicana de Medicina Física e Reabilitação.

Em homenagem a data de fundação da entidade, a cada 05 de julho é comemorado o Dia  do Fisioterapeuta.


- Dia Mundial da Fisioterapia

O Dia Mundial da Fisioterapia acontece todos os anos no dia 8 de setembro. O dia é uma oportunidade para que Fisioterapeutas de todo o mundo possam aumentar a conscientização sobre a contribuição fundamental da profissão, pelo que ela faz para manter as pessoas em  boas condições de mobilidade e independentes para realizarem atividades da vida diária. 

A Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT tem produzido ao longo dos anos um conjunto de estratégias  para ajudar os Fisioterapeutas a planejar e divulgar eventos para esse dia.Tal conjunto  inclui ideias, conselhos práticos, informações sobre os benefícios da Fisioterapia, cartazes, folhetos, logotipos, banners e press releases.

O tema principal do Dia Mundial da Fisioterapia a cada ano é: 'Movimento para a Saúde'. 

Em 1996 a WCPT  designou o 08 de setembro como a data magna da profissão,  que corresponde ao dia da fundação da organização em 1951.

Cabe aos Fisioterapeutas individualmente ou por meio das organizações membros da WCPT, decidir quais atividades e tipos de materiais que desejam desenvolver para a data. Dessa forma, eles podem definir as prioridades nacionais essenciais e as mensagens específicas locais.


 - Nova Campanha da Chartered Society of  Physiotherapy 

Fundada por quatro enfermeiras em 1894, a Chartered Society of Physiotherapy CSP foi premiada com a Royal Charter em 1920 e tornou-se a principal organização de membros da profissão de Fisioterapeuta no Reino Unido. Recentemente a CSP lançou a Campanha 'Love Activity' com um alerta: "Ser fisicamente ativo tem enormes benefícios para sua saúde. Mas muitas pessoas acham difícil fazer o que gostariam. Nossa campanha fornece orientação física especializada para ajudar você".

Para saber mais, acesse : http://www.csp.org.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário