Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

terça-feira, 21 de junho de 2016

Pioneirismo na construção da Fisioterapia brasileira



Símbolo utilizado pela Associação Brasileira de Fisioterapeutas - ABF em impressos, formulários e diplomas. Gestão da Presidente Eglacy Cosenza  (reproduzido de documento datado de 10/06/1968)


Pioneira na defesa dos interesses da categoria, a Associação Brasileira de Fisioterapeutas teve sua fundação em 19 de agosto de 1959 no Estado de São Paulo. Os congressos, jornadas e seminários realizados sob a chancela da entidade, em colaboração com as associações estaduais, marcaram época e contribuíram  de forma decisiva para a formação de lideranças; bem como para o entendimento da Fisioterapia no Brasil como profissão e processo terapêutico.

Com aval da ABF, o Deputado Gastone Righi apresentou ao Congresso Nacional, no ano de 1968, o Projeto de Lei Nº 1265, referente a regulamentação da profissão. Esse projeto foi arquivado no dia 7 de abril de 1971, em decorrência da promulgação do Decreto-Lei Nº 938, de 13 de outubro de 1969.

Hoje extinta, é impossivel esquecer o relevante papel da ABF na construção da Fisioterapia brasileira.


_________________________


Nota do Editor:


A política de postagens do Blog 14-F FISIOTERAPIA, defende a preservação da memória dos fatos e eventos que contribuíram para o desenvolvimento  e engrandecimento da  história da profissão.


Atualizado em 27/06/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário