Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Novo prêmio reconhece a realização exitosa na prática colaborativa interprofissional


A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), como parte integrante das profissões incluídas na Aliança Mundial de Profissões de Saúde (WHPA), está lançando um novo prêmio para reconhecer a realização exitosa na prática colaborativa interprofissional. A aliança, composta pelos organismos mundiais dos dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e médicos, bem como de fisioterapeutas, está pedindo indicações de equipes interprofissionais que melhoraram a saúde dos pacientes e promoveram uma abordagem criativa para a saúde da população.


"A Aliança Mundial  é em si um
bom exemplo dos benefícios da colaboração entre profissionais, enquanto  prática colaborativa é um assunto muito perto do coração da WCPT", disse Brenda Myers, secretária-geral da WCPT. "Nós sabemos que os profissionais de saúde que trabalham em conjunto de forma eficaz em todo o mundo, promovem melhores serviços de saúde, e é totalmente apropriado que, juntos,  reconheçamos as melhores práticas neste campo vital."

 Em maio de 2013, a World Health Professions Alliance (WHPA) lançou a sua declaração sobre prática colaborativa interprofissional, afirmando que iria "promover a prática colaborativa interprofissional através da advocacia, por exemplo, e através da promoção de mudanças, sistemas legislativos e de educação em saúde".

O novo prêmio será concedido a cada ano. O prazo para a apresentação de candidaturas para o prêmio deste ano é 01 março e os vencedores serão anunciados em maio de 2015.

As candidaturas  devem ser aprovadas por pelo menos uma associação profissional nacional associada ao WHPA (no caso da Fisioterapia, uma organização membro da WCPT). Os formulários de candidatura podem ser encontrados no site da  Mundial Professions Alliance Health  http://www.wcpt.org/collaborations-activities.

A indicação das equipes devem incluir pelo menos três diferentes profissões de saúde: duas delas devem incluir dentistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos ou fisioterapeutas.

As equipes que trabalham em todas as configurações de atenção à saúde, no âmbito privado, público,  comunitário ou hospital de base, são elegíveis.

"Os juízes estarão à procura de abordagens inovadoras e resultados clínicos, econômicos e humanísticos positivos", disse Brenda Myers. "A validade dos resultados para os pacientes devem ser apoiadas por provas, se possível; o ideal é que sejam publicados em um jornal ou revista científica indexada. A sustentabilidade da iniciativa também será levada em conta. "


Fonte: WCPT http://www.wcpt.org/news/NewWHPAaward-Feb15

Nenhum comentário:

Postar um comentário