Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

sábado, 26 de abril de 2014

Vacinação contra a gripe





Hoje é o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste sábado, 65 mil postos de vacinação estão abertos em todo o país. Se você faz parte do público-alvo da vacina, aproveite e vacine-se contra a gripe! 
A campanha começou no dia 22 de abril e segue até 09 de maio. Mas o dia 26 foi escolhido como o dia de mobilização nacional com o objetivo de chamar atenção para a campanha de vacinação, além de ampliar o acesso aos locais para vacinar. “No dia D a gente espera vacinar mais pessoas. Como é um sábado, as pessoas estão mais em casa e podem ir se vacinar. A ideia é facilitar a vacinação da população”, explica Marília Coelho Cunha, subsecretária de Vigilância em Saúde do Distrito Federal (DF). 
No Distrito Federal, por exemplo, serão 154 postos de vacinação funcionando das 8h às 17h, entre postos de saúde, hospitais, clínicas de saúde, UPAs, entre outros pontos. Também será montado um posto móvel em uma estação do metrô. “Ajuda muito colocar no metrô. As pessoas estão de passagem e aproveitam para se vacinar”, comenta Marília Coelho. 
A vacina, que protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Quem deve tomar a vacina – Fazem parte do público-alvo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.





    FONTE: Ministério da Saúde (BRASIL) 
 Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde
Acesse para saber mais:   http://www.blog.saude.gov.br/ 

DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA

BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário