Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

sábado, 23 de novembro de 2013

Organização Mundial de Saúde divulga novo guia para Classificação Internacional de Funcionalidade

File:Flag of WHO.svg

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um novo  manual prático sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) . Será um importante guia para os Fisioterapeutas em todo o mundo, de acordo com Catherine Sykes, Consultora para Políticas da Conferderação Mundial de Fisioterapia  (WCPT) e membro do grupo consultivo da Organização Mundial de Saúde sobre a CIF.

"O documento será útil para os Fisioterapeutas, quando aplicarem a CIF, na prática, na pesquisa ou na administração ", disse ela . "O manual contém conhecimento básico da classificação, mas fornece orientações e exemplos sobre como aplicá-lo, com base na experiência adquirida durante os 12 anos desde que o manual foi publicado pela primeira vez. "

A CIF tem uma estrutura padronizada para organizar e documentar as informações sobre funcionalidade e incapacidade .

A WCPT tem incentivado o uso da CIF pelos Fisioterapeutas no mundo desde 2003: "o sistema permite que a eficácia da Fisioterapia seja avaliada  em termos de mudanças na funcionalidade da população" .

De acordo com Catherine Sykes, a CIF tem aplicações no monitoramento de iniciativas globais, como a Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência, a campanha global sobre doenças não transmissíveis, o impacto das atividades sobre o plano de ação sobre deficiência da OMS , e o que está posto para  2015 como  metas de desenvolvimento .

O novo guia foi lançado em Beijing, em uma reunião do Grupo de Referência de funcionalidade e incapacidade.

Acesse o guia pelo link:



BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário