Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Reino Unido sai na frente autorizando prescrição de medicamentos por Fisioterapeutas

A Wolrd Confederation for Physical Therapy (WCPT) divulgou hoje, 21 de agosto, em seu site, uma informação de grande relevância para os Fisioterapeutas do mundo inteiro. Trata-se do direito de prescrever medicamentos, objeto de lei promulgada na Ingleterra, dando aos Fisioterapeutas do Reino Unido a primazia nessa modalidade de assistência à saúde. Leia a seguir o texto traduzido na íntegra para o português.


 Foi legalmente confirmado que os Fisioterapeutas do Reino Unido serão os primeiros no mundo a  prescrever medicamentos de forma independente, sem um médico autorizando a sua decisão.

Depois de anunciar o plano em outubro do ano passado, o Ministro da Saúde da Inglaterra confirmou em lei, no dia 20 de agosto, a totalidade dos direitos de prescrição independente para Fisioterapeutas.  Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte serão contemplados nos próximos meses.

A decisão se consolida após 10 anos de campanha pela Chartered Society of Physiotherapy (CSP). Devidamente treinados, Fisioterapeutas com prática avançada serão capazes de prescrever qualquer medicamento licenciado, relevante para o âmbito particular dessa prática, bem como para uma ampla gama de condições, tais como asma, distúrbios neurológicos, condições reumatológicas, problemas de saúde das mulheres e dor. Isto significa que os Fisioterapeutas terão  responsabilidades de prescrição semelhantes aos enfermeiros e farmacêuticos no Reino Unido.

Os Fisioterapeutas não poderão prescrever de forma independente de imediato. Eles terão de passar por treinamento, antes de ganhar a aprovação para o tratamento de pacientes nessa nova modalidade; as faculdades no Reino Unido estão agora finalizando seus programas para estes cursos.

Phil Gray, Diretor Executivo Executivo da CSP, disse: " Esta é outra característica de uma profissão independente e altamente qualificada, confiante, autônoma e responsável, com elevados padrões de atendimento ao paciente. Devemos celebrar este marco internacionalmente. Esperamos que ele  leve Fisioterapeutas de outros países a seguir nossos passos. "

A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) apoia a autonomia profissional , desde que os Fisioterapeutas individualmente tenham conhecimentos e competência suficiente em seu campo de prática. "A WCPT felicita a Chartered Society of Physiotherapy nesta importante conquista", disse Brenda Myers,  Secretária-Geral da Confederação.

Fonte: WCPT
 http://www.wcpt.org/node/101751

Blog 14-F FISIOTERAPIA. Um Blog Amigo da Saúde.

Atualizada em 23/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário