Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nova promessa de ação da ONU sobre doenças não transmissíveis


A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que vai estabelecer uma nova força-tarefa para levar adiante seu plano de ação sobre doenças não transmissíveis (DNT). Ela vai coordenar as atividades de todas as organizações vinculadas para implementar o Plano Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prevenção e Controle de doenças não transmissíveis.

O plano pretende atingir nove metas globais, incluindo uma redução de 25% na mortalidade prematura por doenças cardiovasculares, cancer, diabetes e doenças respiratórias crônicas em 2025. Ele também oferece um menu de opções de política para os estados membros, a Organização Mundial de Saúde, ONGs e o setor privado para implementação coletiva.

A OMS estima  que três das quatro principais causas de morte no mundo, estão ligadas a doenças cardiovasculares e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) acolheu a promessa de ação. A ONU afirmou que irá definir e acordar um sistema comum - incluindo papéis e responsabilidades - para apoiar com eficácia os esforços dos países membros, no enfrentamento às doenças não transmissíveis, no ano que vem.

"Os Fisioterapeutas são  parte fundamental dos planos para enfrentar o crescente peso global das doenças não transmissíveis - tanto na prevenção por meios de prescrição de exercícios, como pelo tratamento das pessoas afetadas", disse Marilyn Moffat,  Presidente da WCPT. "A Confederação Mundial de Fisioterapia continuará a fazer tudo o que puder para apoiar a participação de Fisioterapeutas, bem como apoiará os planos nacionais para fazer frente às doenças não transmissíveis, impedindo o seu  desenvolvimento."

Fonte: WCPT
Disponível em:  http://www.wcpt.org/node/101573

Blog 14-F FISIOTERAPIA. Um Blog Amigo da Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário