Era a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, no ano de 2000, o centro das atenções pela expectativa da realização do II Congresso Norte/Nordeste de Fisioterapia (II CONNEFI) sob a presidência do Dr. Eliano Pessoa. Para surpreender os participantes do evento o Dr. Eliano solicitou ao ilustre Senador e brilhante poeta Ronaldo Cunha Lima, a feitura de um soneto alusivo a categoria. O pedido foi prontamente atendido e na solenidade de abertura, 1000 cópias foram distribuídas.
O tempo passou, e, de repente, no sábado passado, a notícia do falecimento do Senador ocupa as páginas dos jornais. Uma grande perda, para seus familiares, amigos, admiradores e, com certeza, para a categoria profissional dos Fisioterapeutas, aos quais dedicou o soneto que o Blog 14-F tem a honra de reproduzir como homenagem póstuma.
As Mãos do Fisioterapeuta
Ronaldo Cunha Lima
Mãos que entendem e se estendem nos labores,
Silenciosas mãos de mil cansaços,
Que em contatos contidos, feitos abraços,
Se enlaçam em lenitivo a tantas dores.
Mãos que acalmam, diante dos Temores,
Calando o medo dos primeiros passos,
Correndo, presciente, pernas, braços,
Que ensaiam lassos pelos seus temores.
São mãos que aos céus ascendem nos desvelos,
As mãos profissionais cheias de zelos,
Que animam o amanhã dos dias seus.
Mãos mágicas que à luz de um hermeneuta,
Refletem a mãos do fisioterapeuta,
Firmes na fé que vem das mãos de Deus.
"Ronaldo, um poeta, um estadista , um ser humano - humano.
Nós fisioterapeutas sempre seremos gratos pela homenagem através do Soneto "As mãos do Fisioterapeuta" de sua autoria."
Nós fisioterapeutas sempre seremos gratos pela homenagem através do Soneto "As mãos do Fisioterapeuta" de sua autoria."
Eliano Pessoa
O texto a seguir foi enviado por e-mail ao Blog 14-F FISIOTERAPIA pelo Dr Eliano Pessoa.
ResponderExcluir"Amigo Geraldo, obrigado pela justa homenagem a esse homem publico e imortal poeta Ronaldo Cunha Lima em seu blog. O “Soneto” que brinda aos fisioterapeutas foi um presente a esses profissionais que como ele mesmo certa vez escreveu que: “Tinham mãos mágicas e fantásticas, comandando a decisão de mais um passo a frente”. Lembramos que enquanto presidente do CREFITO 1, solicitei a ele que também presenteasse aos terapeutas ocupacionais com um soneto, o qual foi distribuído no IX Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional realizado em Recife no ano de 2005. Nós paraibanos estamos de luto com a ausência desse grande homem. Que Deus te cuide poeta. Eliano Pessoa."