Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Multidisciplinaridade

O Fisioterapeuta em sua prática diária de fazer ou agir no exercício profissional, precisa desenvolver novas habilidades para atender as exigências dos novos métodos e processos terapêuticos, bem como do mercado de trabalho. Destaca-se entre as novas habilidades a multidisciplinaridade; aqui entendida como múltiplo conhecimento, não somente técnico, a ser adquirido individualmente. Multidisciplinaridade não tem nenhuma semelhança ou aproximação com multiprofissionalidade, que demanda a presença de vários profissionais numa abordagem terapêutica.

Nos dias atuais, ocorre uma verdadeira imposição para que o profissional esteja sempre atualizado quanto aos avanços da ciência fisioterapêutica, e não somente dessa ciência, como também de outras ciências congêneres, do âmbito da saúde e fora dele. Para adquirir o múltiplo conhecimento, nada é mais indicado que a leitura diversificada, variada. Porquanto, é de suma importância vir a ter domínio, além Fisioterapia, da Antropologia, Filosofia e Sociologia, por exemplo. Não prospera, hoje, o Fisioterapeuta que não tenha uma refinada especialização, e muito menos aquele que não adquira e incorpore uma visão multidisciplinar voltada ao atendimento da sua clientela.

2 comentários:

  1. Querido Mestre, compartilho contigo a importância da temática levantada.
    Gostaria de contribuir trazendo um conceito piageteano que considero mais filosófico e mais amplo (trasndisciplinarida) - os conhecimentos devem ser religados, funcionar em unidade.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Rodrigo,
    É uma honra contar com a sua participação no Blog, principalmente emitindo comentários como o que você fez acima.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir