Pôr do Sol Recife Pernambuco - Brasil agosto de 2017 Foto GB/Arquivo Blog 14F

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Fisioterapeuta espanhola morre no Afeganistão



A Fisioterapeuta espanhola Lorena Enebral Perez, 38, que trabalhava para a Cruz Vermelha no norte do Afeganistão morreu nesta segunda-feira após ser baleada por um paciente que usava uma cadeira de rodas. O jornalista local Tahir Qadiry publicou  no Twitter que ela era uma profissional de saúde espanhola, o que foi em seguida confirmado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
  
 Ahmad Ramin, porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse à EFE que parece ser um "incidente isolado", embora as circunstâncias não sejam claras.A Fisioterapeuta foi atacada no centro ortopédico do grupo de ajuda instalado na cidade de Mazar-i-Sharif; ela foi levada para o hospital da base militar da OTAN em Camp Marmal, mas não conseguiu recuperar-se dos ferimentos.

Há duas pessoas presas pelo ataque, incluindo o suposto homem armado de 21 anos, que a polícia disse que era um "paciente regular". "Ele escondeu a pistola na  cadeira de rodas que costumava usar e atirou na vítima", disse o porta-voz da polícia, Shir Jan Durrani.


Em fevereiro, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha suspendeu temporariamente suas operações no Afeganistão após o assassinato de seis de seus trabalhadores e o desaparecimento de outros dois também no norte do país.


Além disso, em dezembro passado, outro trabalhador da Cruz Vermelha espanhola foi sequestrado na província do norte de Kunduz e resgatado quatro semanas depois por forças especiais afegãs em uma operação na mesma região.


_______________________

Atualizado: 11/09/2017  às 20h27

Fonte: 

-El País

https://politica.elpais.com/politica/2017/09/11/actualidad/1505123540_597096.html 

 - International Committee of  the Red Cross (ICRC)
icrc.org/en/document/af

Nenhum comentário:

Postar um comentário