Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Programa de premiação WCPT


O programa de premiação da Confederação Mundial de Fisioterapia  (WCPT) reconhece as notáveis contribuições dos  Fisioterapeutas para a profissão ou para a saúde global, em caráter internacional. Existem várias categorias de premiação, todas apresentados a cada quatro anos pela Assembleia Geral  da organização.

Um comitê de premiação foi estabelecido para a próxima realização do evento, que ocorrerá em 2015 - o qual recebe o nome de Mildred Elson - composto de Fisioterapeutas de cada uma das regiões da WCPT: Natalie Beswetherick (Europa), Suh-Fang Jeng (Ásia Pacífico Ocidental), Bridget Birabi (África), Nancy Prickett (América do Norte Caribe) e Amélia Pasqual Marques (América do Sul).  O prazo final para indicação de nomes que concorrerão ao prêmio é 31 de agosto.

Mildred Elson foi a presidente fundadora da WCPT, considerada no âmbito da organização como uma força motriz na criação da Confederação. Ela acreditava fortemente nos benefícios trazidos pelos Fisioterapeutas que trabalham em conjunto, tanto nacionalmente  quanto numa atuação  global. Na segunda Assembléia Geral da WCPT, ela disse que o futuro dependia de cada Fisioterapeuta trabalhar com seus pacientes, associações profissionais, colegas profissionais e particulares em direção a um objetivo comum - "a recuperação do paciente, fisicamente, socialmente e economicamente".

O Prêmio Elson Mildred é a maior honra que WCPT pode conceder. É entrgue a uma liderança notável, que tenha contribuido significativamente para o desenvolvimento da Fisioterapia internacionalmente. Foi criado em 1987 com recursos doados pela American Physical Therapy Association e apenas um "Mildred  Elson" é dado no momento de cada Assembléia Geral WCPT.
 
Mildred Elson foi a primeira Presidente da WCPT e a primeira pessoa a receber o prêmio em 1987. Desde então o prêmio foi entregue conforme lista a seguir:


1991: Elizabeth McKay - Secretária Geral da WCPT 1970-1986
1995: Geoffrey Maitland - Clínico, professor e autor
1999: Joan Walker - educador, pesquisador
2003: Marilyn Moffat - educador, clínica, autor
2007: Jules Rothstein - pesquisador, escritor, educador
2011: Stanley Paris - autor, clínico, professor


Para saber mais, acesse: http://www.wcpt.org/awards

Nenhum comentário:

Postar um comentário