Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Teremos a Fisioterapia Ocular como especialidade reconhecida pelo COFFITO?



O conhecimento geral tem um horizonte "diante do qual transcorrem todas as atividades da vida" (Safransky, Rudiger - 2011 ). Cito Safransky logo no início da postagem pelo horizonte contenporâneo que se descortina e por mais dois motivos, o primeiro diz respeito a dados estatísticos extraidos do site da BBC - Brasil: "O número de pessoas com 100 anos ou mais, aumentarão 15 vezes até 2020. No Brasil, os centenários eram 13,8 mil em 1991; conforme o último Censo (IBGE - 2010) são cerca de 30.000 pessoas". O segundo motivo remonta à palestra "Fisioterapia Ocular no Idoso" proferida no Forum sobre questões do envelhecimento http://geraldobarbosa43.blogspot.com.br/2012/09/saude-ocular.html pela Fisioterapeuta Ocular Ângela Dias, graduada pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional pela Faculdade Integrada do Recife - FIR e preceptora de Residência Médica em Oftalmologia da Fundação Santa Luzia, na subespecialidade Estrabismo. 

No Blog da Dra. Ângela Dias (http:// fisioterapiaocular.blogspot.com.br) encontramos um texto retirado do Diário Oficial da União - DOU, Nº 219 de 14/11/07 - p. 386 - Portaria do Ministério da Saúde  Nº 2.916, Art.5º Tabela SIH e SIA/SUS Tipo de Ato: " Fisioterapia (Especial) Assistência Fisioterapêutica em Oftalmologia: Atendimento Fisioterapêutico em Oftalmologia de paciente com alterações oculomotoras centrais com comprometimento sistêmico  e Atendimento Fisioterapêutico em pacientes com alterações oculares periféricas".

Já na atualidade e em  futuro próximo, um número significativo de potenciais pacientes, bem como de profissionais habilitados, sem falar na existência legal de tabela de procedimentos do SUS, não seriam suficientes para o reconhecimento pelo COFFITO da Especialidade Fisioterapia Ocular?




Fonte/Referências:

-   Safransky,Rudiger. Nietzche, biografia de uma tragédia - São Paulo: Geração   Editorial, 2011.

-   BBC - Brasil  www.bbc.co.uk/portuguese

-   Blog Fisioterapia Ocular http://fisioterapiaocular.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. ow,muito bacana esse blog,parabens em,passaram 2 pessoas la no meu e falaram do seu,aprovadissimo 100% ai da gosto de ver blogs recomendados,me recomendaram esse www.rastreamentodecelular.net,parece que é de software de celular pra rastrear e eu tava precisando,sera que é bom?Abraços,fui,BLOG PERFEITO

    ResponderExcluir