Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ética, moral e bioética na Fisioterapia


A ética tem raízes na Antiguidade. Platão (427-347a.C.) a definiu como a parte da Filosofia que estuda o comportamento humano do ponto de vista racional. Algumas vezes é confundida com moral, que diferencia o justo do injusto. Voltaire (1694-1778) com propriedade expressa seu pensamento sobre moral no Dicionário Filosófico: Não foi Confúcio quem inventou um sistema de moral como se edifica um sistema de física. Foi no coração dos homens que encontrou a moral.

Os Fisioterapeutas deveriam aprofundar conhecimentos em Filosofia, para melhor entender a ética. Mas, o que se observa é um aprimoramento cada vez maior no que diz respeito à ciência e a técnica, em detrimento do saber filosófico. Por outro lado, um caminho para a reflexão filosófica se abre com a bioética, cuja proposta visa ofertar o que é melhor para o paciente, questionando se determinado procedimento não lhe fará mal. É o caso, por exemplo, de submeter o paciente a tratamento que lhe cause dor e desconforto desnecessários, sem benefício adicional. Isso seria ético?

O atual código de ética da Fisioterapia é um código rígido, coercitivo, perfeitamente adequado ao tempo em que foi instituído; embora no seu bojo esteja implícito o conjunto de qualidades morais do Código de Nuremberg, precussor da bioética, no que se refere a experimentos com seres humanos. Mas, mesmo assim, apenas cobra e determina medidas de repressão aos infratores. 

No momento em que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), regulador ético e social, pretende atualizar/revisar o código de ética, cabe ressaltar a importância do estudo e da aplicação da bioética nesse contexto, ao ponto em que sua inclusão seja imperativa, passando a fazer parte do viver cotidiano dos Fisioterapeutas. Assim, espero poder contar no futuro com uma maioria de Fisioterapeutas éticos, no desempenho não só das suas funções precípuas, mas principalmente da cidadania.

2 comentários:

  1. Olá, sou estudante de fisioterapia e gostaria de saber se o senhor pode me indicar artigos que debatam o nosso atual código de ética em relação aos princípios da Bioética. Percebo que há uma discrepância mas gostaria de aprofundar o assunto para entender em quais pontos há divergência de idéias.
    Agradeço desde já,
    Att
    Lilian Marques Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lilian,
    Inicialmente agradeço a sua confiança e interação com o Blog.
    infelizmente desconheço a existência de artigos sobre Bioética em relação ao Código de Ética de Fisioterapia. Foi esse um dos motivos que levaram-me a editar esse post, na expectativa de promover o debate sobre o tema.
    Um abraço.

    ResponderExcluir