Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Novas considerações sobre o código de ética profissional


O tema Ética Profissional é insistentemente abordado no Blog 14-F FISIOTERAPIA. Voltamos a abordá-lo, não só pela relevância do tema; mas, principalmente, pela necessidade de ampliar o debate, no momento em que o Sistema COFFITO/CREFITOs resolve promover a sua adequação aos tempos atuais.

O comportamento recente de proprietários de umas poucas clínicas de Fisioterapia – uma minoria que incomoda – chamou a atenção da sociedade brasileira para a oferta de assistência fisioterapêutica por meio de promoções na Internet e em outras mídias (panfletos aí incluídos). Uma delas oferecia “pacotes” promocionais de RPG em site que recompensa a clientela com descontos “irresistíveis” quando da aquisição em grupo. Ora vejam! A Ética foi jogada na lama, de cambulhada com “ofertas” variadas, tudo junto e misturado; partindo de pratos típicos da cozinha japonesa (nada contra) até aos prosaicos e triviais alisamentos capilares. Nada mais contemporâneo do que a estrutura midiático-mercadológica sendo utilizada com incorreção e despudoradamente, por Fisioterapeutas despreparados.

Não foi suficiente o bom exemplo dos profissionais éticos? Faltou conhecimento de que o Código de Ética da categoria existe e encontra-se em vigor? São perguntas que não conseguem calar na garganta. Pedem respostas imediatas e punição aos infratores.

4 comentários:

  1. Obrigado pela visita ao blog!! Bom feriado!! =D

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! Parabéns pelo post.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. olá Dr Geraldo...
    gostaria de acrescentar o meu comentario dizendo que infelizmente isso está se tornando cada vez mais comun... onde esta o consentimento desses "profissionais", sera que eles não lembram que estudaram o codigo de ética e que nele estava escrito claramente no CAPÍTULO V – Dos honorários profissionais; que o Fisioterapeuta tem direito a justa remuneração... sabe parece até um jogo onde parte da classe esta se "Prostituindo" eu sei que a palavra é pesada mas seria realmente o termo pertinente que deveria ser usado a todos aqueles que fazem isso, e como se não bastasse o resultado final disso é que ocorre uma consequente desvalorização da nossa classe e ai entra por agua abaixo toda aquela luta que travamos por melhorias ao longo dos anos...

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem... Infelizmente esses "profissionais" se preocupam apenas em ganhar dinheiro, mesmo que o meio para isso seja "jogar a Ética Profissional na lama"

    ResponderExcluir