Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Notas avulsas

- Proferindo palestra em uma faculdade particular, falei de um tema que não estava na relação dos tópicos a abordar. O convite era para tratar da História e Organização Profissional da Fisioterapia; um momento de abstração e enveredei por outro assunto, relativo ao valor pago mensalmente pelos alunos e a contrapartida oferecida pelo mercado de trabalho, quando concluíssem o curso. Ora; desde sempre, a remuneração do Fisioterapeuta nunca foi justa.

Mostrar isso para os alunos causou impacto momentâneo; logo superado, quando foram alertados para a necessidade de serem empreendedores, de montarem seus próprios negócios - Consultórios, Clínicas -, fugindo assim da amarga procura por emprego. Voltei em seguida para o assunto inicialmente proposto. Hoje percebo que aquela abstração talvez tenha sido a parte mais importante da palestra.

_________________
- Desconheço se em outras regiões do País é assim; mas no Nordeste e no meu Recife, não tem jeito. Vez por outra os pacientes em atendimento fisioterapêutico usam palavras e expressões populares somente encontradas no Dicionário de Tomé Cabral¹ ou no Google. Um linguajar típico das pessoas vindas do interior ou dos arrabaldes distantes; tendo como significado um determinado aspecto da cultura regional, a ponto de ter sido elaborado um dicionário específico para interpretá-lo. Alguns exemplos: " Baticum no peito" (Taquicardia - Frequência cardíaca alta ou irregular); "Cacunda"  (Corcunda - Cifose); "Espinhela Caída" (Anormalidade do Apêndice Xifoide); "Esse menino é cangalha" ( Genu Varo); "Estou com uma dor no osso do mucumbu" (Coccigodinia); "Olha esse calombo no meu braço" (Inchaço ou tumor duro).
________________
- A Estimulação Precoce é preconizada em Protocolo emitido pelo Ministério da Saúde para os recentes casos de Microcefalia, visando à maximização do potencial de cada criança. Isso faz retroagir aos anos 1960 quando a epidemia de Poliomielite, doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, assolou o Brasil. Naqueles anos os Fisioterapeutas desempenharam importante papel no processo de reabilitação das pessoas afetadas. Anos depois passaram a tratar da Síndrome pós-pólio que é  um conjunto de sinais e sintomas incapacitantes que afetam algumas pessoas vários anos após a poliomielite. 

O passado consolidou a capacidade técnico-científica dos Fisioterapeutas no atendimento em afecções neurológicas, estando aptos a tratar pacientes acometidos, tanto da Síndrome de Guillain-Barré (Polirradiculoneurite aguda) quanto os que apresentarem sequelas decorrentes da Microcefalia². Mesmo sem a confirmação da correlação entre o vírus Zica e os atuais casos de Microcefalia no país, o papel da sociedade e das autoridades de saúde nessa atual situação é combater, sem trégua, o Mosquito Aedes Aegypti.

 

______________ 

Referências;

¹ Cabral, Tomé - Novo Dicionário de termos e expressões populares. Fortaleza: Edições da Universidade Federal do Ceará, 1982 

²  Portal da Saúde - Microcefalia | Mosquito Aedes Aegypti

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/orientacao-e-prevencao/xyz-microcefalia 

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/links-de-interesse/301-dengue/14610-curiosidades-sobre-o-aedes-aegypti

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Estatisticas do Blog - Período 03/12/2015 02:00 – 10/12/2015 01:00

EntradaVisualizações de página
3 de fev de 2010, 20 comentários
             45








12 de ago de 2010, 23 comentários
             44








            42








8 de dez de 2015
            28








           22








           21








           17








19 de jan de 2014
          15








         14








        14









sexta-feira, 27 de novembro de 2015

WCPT e-update Novembro 2015

sábado, 21 de novembro de 2015

Junte-se à discussão e participe da enquete

O que você acha que são prioridades de ação? A Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT lançou a terceira enquete on-line  e quer saber qual a sua opinião sobre quais prioridades devem ser adotadas pela  Confederação ao longo dos próximos quatro anos.


As duas primeiras pesquisas da consulta já estão encerradas, as respostas obtidas  forneceram um retrato dos problemas, com os pontos de vista da comunidade global de fisioterapeutas sobre prioridades para a profissão. A terceira enquete agora faz a pergunta: qual dessas questões você gostaria de ver a WCPT focar?



A terceira sondagem está colocada da mesma forma que as duas primeiras e inclui apenas uma questão-chave. A pesquisa inclui traduções em francês e espanhol e deve levar apenas cinco minutos para completar. Clique aqui para participar da terceira  enquete: https://www.surveymonkey.com/r/NG8TJZR



  Os resultados das duas primeiras pesquisas indicam uma ampla difusão de opinião na comunidade global de fisioterapeutas. A primeira pesquisa perguntou sobre quais as  maiores oportunidades para a profissão e a segunda pesquisa abordou os principais desafios. Você pode ver um resumo das principais oportunidades e desafios neste artigo da WCPT, acessando o link:  http://www.wcpt.org/news/Look-forward-action-Nov15


 Os resultados da pesquisa serão utilizados para formatar o novo plano estratégico da WCPT para os anos de 2016-2021. Mais resultados detalhados serão publicadas em uma data posterior.

______________________

Fonte: http://www.wcpt.org/

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Existe colonização na Fisioterapia?

O pressuposto da colonização é a presença do colonizado. Do ponto de vista cientifico-cultural, no caso brasileiro, a resposta é sim; a Fisioterapia é colonizada porque não é autóctone. Melhor explicando: não é daqui deste lugar onde é encontrada e precisamos tomar por empréstimo termos que usualmente não são utilizados na Fisioterapia, para evidenciar a origem alhures de métodos, processos e técnicas terapêuticas. Mas isso não significa desmerecimento; basta recordar as palavras do Fisioterapeuta norte-americano Robert Poole, do Serviço de Reabilitação de Columbus no Estado da Georgia (USA), ao Diário de Pernambuco em outubro de 1986, durante o I Simpósio Brasileiro de Fisioterapia Desportiva:  "Apesar de o Brasil estar em em transição nos conceitos tecnológicos da Fisioterapia, em comparação com os Estados Unidos, estava impressionado com os profissionais brasileiros que atuam na especialidade, tanto a nível de conhecimento geral quanto em termos de criatividade na ministração dos tratamentos aos pacientes".

Dois exemplos para aclarar a questão: fui aluno, aqui no Brasil, de Karin Lundborg - Fisioterapeuta sueca -, Consultora da Organização Mundial de Saúde, em Curso promovido pela Organização Pan-americana de Saúde nos anos 1970, em convênio com o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, hoje denominado Rede Sarah, que trouxe para o Brasil o conhecimento da Fisioterapia praticada na Europa.  Nos anos 1980, tive como professor, o Intodutor e Monitor dos cursos Maitland no Brasil o Dr. Gordon Cummings, pelo Comitê Pernambuco/Georgia, dentro do Programa Companheiros das Américas.

A colonização não cessa; veio a influência francesa de Philippe Souchard com a RPG e as Técnicas de Respiração; a influência alemã surgiu com a "febre" - no sentido figurado de moda, mania -, do Método Pilates, que levou boa parte da categoria a formular esse questionamento: o Fisioterapeuta ministra aulas de Pilates ou utiliza-se do método como ferramenta terapêutica?

Outras influências colonizantes foram trazidas para o Brasil, o Método Bobath e a Acupuntura. O Método Bobath foi criado pelo casal Karel e Berta Bobath - ele Médico e ela Fisioterapeuta -, judeus de origem alemã radicados na Inglaterra que mantinham o Direito Autoral do seu método, se é que podemos usar essa expressão. Os Fisioterapeutas brasileiros recebiam formação específica na Inglaterra e ali obtinham dos autores permissão oficial para o ensino e a prática terapêutica. A outra influência, a Acupuntura, é chinesa, cuja prática  foi regulamentada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional COFFITO, por meio da Resolução Nº 393/2011.

Reprodução/"Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo". Tela de Oscar Pereira da Silva (1867-1939).

_______________________

Referências

- Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional COFFITO - Resolução Nº 393. Disciplina a Especialidade Profissional do Fisioterapeuta em Acupuntura/MTC (Medicina tradicional Chinesa) e dá outras providências.
http:/www.coffito.org.br/site/index.php/home/resolucoes-coffito/472-resolucao-n-393-2011-disciplina-a-especialidade-profissional-dofisioterapeuta-no-exercicio-da-especialidade-profissional-em-acupuntura-mtc-medicina-tradicional-chinesa-e-da-outras-prvidencias.html (acessado em 6 de novembro de 2015)

 - Diário de Pernambuco - 16/10/1986 Recife: Caderno Cidade - (pag. A-13) 


- Método Pilates: uma atividade regulamentada pela Fisioterapia  (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região - Paraná)
http://www.crefito8.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=433:o-metodo-pilates-uma-atividade-regulamentada-pela-fisioterapia&catid=13:noticias&Itemid=14 
(acessado em 3 de novembro de 2015)

- Roberto, Alessandra Martins - Conceito Bobath Tratamento Neuroevolutivo
http://www.abads.org.br/view_materia.php?i=420&s=68
(acessado em 6 de novembro de 2015) 

-  Souchard, Philippe-Emmanouel - Ginástica Postural Global. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1988

  - Souchard, Philippe-Emmanouel - Respiração. São Paulo: SUMMUS, 1989

- Vieira, Risomar da Silva - Institucionalização da Fisioterapia: Um olhar sobre o processo histórico nos cenários internacional, brasileiro e paraibano - João Pessoa: Editora Universitária da UFPB - 2012 (pag. 72)

____________

Atualizado em: 22/07/2017


BLOG 14-F UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A FISIOTERAPIA

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Estatísticas do Blog Visualizações de página por país - de 23/10/15 23:00 até 30/10/15 22:00

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
           329
Estados Unidos
           139
Rússia
            35
Alemanha                
            28
Ucrânia  
            12
Angola
              4
Índia
              4
Portugal                      
              4
França       
              2
Chile
              1

terça-feira, 27 de outubro de 2015

WCPT faz enquete sobre as principais oportunidades para a profissão


A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) lançou hoje, 27 de outubro, a primeira de uma série de pesquisas on-line para conhecer a opinião das organizações filiadas e da comunidade mundial de  Fisioterapeutas. Isso faz parte da consulta "WCPT olhar para a frente", cujo resultado servirá de base para um novo plano estratégico, objetivando determinar o rumo da Confederação para o ano de 2021.

A primeira enquete pergunta: "
Qual é o seu ponto de vista sobre as principais oportunidades para a profissão?". A pesquisa on-line vai demorar menos de cinco minutos para ser concluída e pode ser acessada no site: www.surveymonkey.com/r/JCCR76C.


 
"Queremos que tantas pessoas quanto possível respondam a essa pergunta para podermos  completar a pesquisa", disse Margot Skinner, vice-presidente da WCPT. E finaliza: "Há tantas oportunidades que se apresentam à profissão em todo o mundo; os resultados dessa pesquisa ajudarão o Conselho Executivo da WCPT a ter  uma ideia das questões que mais importam para a profissão a nível global".

Saiba mais acessando:  http://www.wcpt.org/news/Look-forward-poll-Oct15


BLOG 14-F FISIOTERAPIA UM BLOG AMIGO DA SAÚDE

terça-feira, 20 de outubro de 2015

WCPT NEWS outubro 2015

 
Repassamos para os seguidores e visitantes do Blog 14-F FISIOTERAPIA a edição de outubro/2015 do WCPTNEWS, recebido da Confederação Mundial de Fisioterapia - WCPT, via e-mail. 

Conforme determinado para as publicações anteriores, optamos pela versão original em inglês, visando preservar a integralidade e credibilidade da fonte.
 Boa leitura.
 
____________________________________________
 
 WCPT Mailer 
WCPT News
October 2015 www.wcpt.org/wcptnews
Look forward together: WCPT wants you to contribute to future strategy
New UN agenda provides an opportunity for physical therapists
WHO's new framework for ageing puts the emphasis on activity
   
Read more articles...
Look forward together: WCPT wants you to contribute to future strategy
WCPT has begun a major new conversation with the world of physical therapy to gather ideas on how the Confederation can continue to serve the needs of its member organisations and the profession globally over the next five years. 
New UN agenda provides an opportunity for physical therapists
The United Nations has formally adopted a new agenda for sustainable development, with a set of 17 global goals to end poverty, fight inequality, bring good health and tackle climate change over the next 15 years.
Read the full article
WHO's new framework for ageing puts the emphasis on activity
The World Health Organization has published a new framework for public health action on ageing around the world, rejecting the stereotype of older people as frail and dependent. At the same time, it is consulting on a new action plan on ageing and health – and WCPT is encouraging physical therapists to take part.
Read the full article