Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

WCPT e-update Novembro 2015

sábado, 21 de novembro de 2015

Junte-se à discussão e participe da enquete

O que você acha que são prioridades de ação? A Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT lançou a terceira enquete on-line  e quer saber qual a sua opinião sobre quais prioridades devem ser adotadas pela  Confederação ao longo dos próximos quatro anos.


As duas primeiras pesquisas da consulta já estão encerradas, as respostas obtidas  forneceram um retrato dos problemas, com os pontos de vista da comunidade global de fisioterapeutas sobre prioridades para a profissão. A terceira enquete agora faz a pergunta: qual dessas questões você gostaria de ver a WCPT focar?



A terceira sondagem está colocada da mesma forma que as duas primeiras e inclui apenas uma questão-chave. A pesquisa inclui traduções em francês e espanhol e deve levar apenas cinco minutos para completar. Clique aqui para participar da terceira  enquete: https://www.surveymonkey.com/r/NG8TJZR



  Os resultados das duas primeiras pesquisas indicam uma ampla difusão de opinião na comunidade global de fisioterapeutas. A primeira pesquisa perguntou sobre quais as  maiores oportunidades para a profissão e a segunda pesquisa abordou os principais desafios. Você pode ver um resumo das principais oportunidades e desafios neste artigo da WCPT, acessando o link:  http://www.wcpt.org/news/Look-forward-action-Nov15


 Os resultados da pesquisa serão utilizados para formatar o novo plano estratégico da WCPT para os anos de 2016-2021. Mais resultados detalhados serão publicadas em uma data posterior.

______________________

Fonte: http://www.wcpt.org/

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Existe colonização na Fisioterapia?

O pressuposto da colonização é a presença do colonizado. Do ponto de vista cientifico-cultural, no caso brasileiro, a resposta é sim; a Fisioterapia é colonizada porque não é autóctone. Melhor explicando: não é daqui deste lugar onde é encontrada e precisamos tomar por empréstimo termos que usualmente não são utilizados na Fisioterapia, para evidenciar a origem alhures de métodos, processos e técnicas terapêuticas. Mas isso não significa desmerecimento; basta recordar as palavras do Fisioterapeuta norte-americano Robert Poole, do Serviço de Reabilitação de Columbus no Estado da Georgia (USA), ao Diário de Pernambuco em outubro de 1986, durante o I Simpósio Brasileiro de Fisioterapia Desportiva:  "Apesar de o Brasil estar em em transição nos conceitos tecnológicos da Fisioterapia, em comparação com os Estados Unidos, estava impressionado com os profissionais brasileiros que atuam na especialidade, tanto a nível de conhecimento geral quanto em termos de criatividade na ministração dos tratamentos aos pacientes".

Dois exemplos para aclarar a questão: fui aluno, aqui no Brasil, de Karin Lundborg - Fisioterapeuta sueca -, Consultora da Organização Mundial de Saúde, em Curso promovido pela Organização Pan-americana de Saúde nos anos 1970, em convênio com o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, hoje denominado Rede Sarah, que trouxe para o Brasil o conhecimento da Fisioterapia praticada na Europa.  Nos anos 1980, tive como professor, o Intodutor e Monitor dos cursos Maitland no Brasil o Dr. Gordon Cummings, pelo Comitê Pernambuco/Georgia, dentro do Programa Companheiros das Américas.

A colonização não cessa; veio a influência francesa de Philippe Souchard com a RPG e as Técnicas de Respiração; a influência alemã surgiu com a "febre" - no sentido figurado de moda, mania -, do Método Pilates, que levou boa parte da categoria a formular esse questionamento: o Fisioterapeuta ministra aulas de Pilates ou utiliza-se do método como ferramenta terapêutica?

Outras influências colonizantes foram trazidas para o Brasil, o Método Bobath e a Acupuntura. O Método Bobath foi criado pelo casal Karel e Berta Bobath - ele Médico e ela Fisioterapeuta -, judeus de origem alemã radicados na Inglaterra que mantinham o Direito Autoral do seu método, se é que podemos usar essa expressão. Os Fisioterapeutas brasileiros recebiam formação específica na Inglaterra e ali obtinham dos autores permissão oficial para o ensino e a prática terapêutica. A outra influência, a Acupuntura, é chinesa, cuja prática  foi regulamentada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional COFFITO, por meio da Resolução Nº 393/2011.

Reprodução/"Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo". Tela de Oscar Pereira da Silva (1867-1939).

_______________________

Referências

- Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional COFFITO - Resolução Nº 393. Disciplina a Especialidade Profissional do Fisioterapeuta em Acupuntura/MTC (Medicina tradicional Chinesa) e dá outras providências.
http:/www.coffito.org.br/site/index.php/home/resolucoes-coffito/472-resolucao-n-393-2011-disciplina-a-especialidade-profissional-dofisioterapeuta-no-exercicio-da-especialidade-profissional-em-acupuntura-mtc-medicina-tradicional-chinesa-e-da-outras-prvidencias.html (acessado em 6 de novembro de 2015)

 - Diário de Pernambuco - 16/10/1986 Recife: Caderno Cidade - (pag. A-13) 


- Método Pilates: uma atividade regulamentada pela Fisioterapia  (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região - Paraná)
http://www.crefito8.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=433:o-metodo-pilates-uma-atividade-regulamentada-pela-fisioterapia&catid=13:noticias&Itemid=14 
(acessado em 3 de novembro de 2015)

- Roberto, Alessandra Martins - Conceito Bobath Tratamento Neuroevolutivo
http://www.abads.org.br/view_materia.php?i=420&s=68
(acessado em 6 de novembro de 2015) 

-  Souchard, Philippe-Emmanouel - Ginástica Postural Global. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1988

  - Souchard, Philippe-Emmanouel - Respiração. São Paulo: SUMMUS, 1989

- Vieira, Risomar da Silva - Institucionalização da Fisioterapia: Um olhar sobre o processo histórico nos cenários internacional, brasileiro e paraibano - João Pessoa: Editora Universitária da UFPB - 2012 (pag. 72)

____________

Atualizado em: 22/07/2017


BLOG 14-F UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A FISIOTERAPIA