A história da Fisioterapia também é representada por meio de símbolos. Os símbolos, pela sua natureza, evocam num determinado contexto algo abstrato ou distante. No caso da Fisioterapia brasileira vários símbolos foram utilizados, sofrendo modificações ao longo do tempo, evoluindo sempre, até obter a forma atual, institucionalizada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Símbolo utilizado pelo Diretório Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco. Recife - 1965
Símbolo utilizado pela Associação Brasileira de Fisioterapeutas - ABF em impressos, formulários e diplomas. Gestão da Presidente Eglacy Cosenza ( reproduzido de documento datado de 10/06/1968)
Símbolo extraído de documento oficial da AFIBRA datado de 26 de julho de 1971 |
Adesivo distribuído entre os participantes do IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Recife, outubro de 1979
Símbolo da Associação Paraibana de Fisioterapeutas - APBFISIO (João Pessoa - PB)
Símbolo da Associação Cearense de Fisioterapeutas - ACEFISIO (Fortaleza- CE)
Logomarca do Jornal FISIOBRASIL (Reprodução de detalhe do Cabeçalho) Edição Nº 29 - janeiro de 2000. Exemplar pertencente ao acervo pessoal do Editor do Blog 14-F.
Novo símbolo da Fisioterapia do Trabalho criado pelo Fisioterapeuta Diego Pontes
Símbolo atual da Fisioterapia institucionalizado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO. Para saber mais acesse o Link: http://geraldobarbosa43.blogspot.com.br/2011/01/simbolo-oficial-da-fisioterapia.html
Símbolo da Perícia Judicial realizada por Fisioterapeutas.
Nesta postagem alguns desses símbolos mostram essa evolução, em imagens que valem mais que mil palavras, como era dito antigamente.
POST ATUALIZADO EM 04/06/2017
Gde Geraldo Barbosa, vc e suas grandes novidades, parabéns mais uma vez.Ah gostei bastante do segundo e terceiro símbolos.Abraços, fica c Deus.
ResponderExcluirCaro Wagner,
ResponderExcluirAgradeço a sua visita ao Blog e a sua habitual generosidade nos comentários.
Um grande abraço,
Geraldo Barbosa
Parabéns Geraldo!
ResponderExcluirPara entendermos o presente é necessário conhecermos o passado.
Eu sempre que posso no meu blog, procuro embasar temas atuais com suas evoluções históricas. Desta forma, pelo menos para mim, fica claro a razão pela qual as coisas se apresentam na sua forma e função atuais.
Abçs.
Caro Daniel,
ResponderExcluirpara Giovanni Battista Vico (1668 - 1744),a ciência histórica é a verdadeira ciência:"porque nela se reliza o princípio 'O VERDADEIRO É O FATO',já que o seu objeto são os fatos produzidos pelo homem."
Concordo plenamente com a sua afirmativa no final do comentário: "fica claro a razão pela qual as coisas se apresentam na sua forma e função atuais."
Um grande abraço,
Geraldo Barbosa
. Gostaria muito de sua ajuda, sei que esse não é um ramo facil e que ninguem começa de cima....Aos poucos sei que irei conquistar o meu espaço, só preciso de um incentivo e uma orientação de direção ou foco. Me apaixonei por todas as areas da fisioterapia e quero muito ser reconhecida pelo meu trabalho e gostaria de começar já, ainda como estudante! Fico o dia todo pensando no que fazer, uma coisa grande que chame a atenção das pessoas, pesquiso, tento achar ligas ou grupos mas um contato direto até hoje não tive, gostaria muito de sua ajuda. Acho essa profissao mal reconhecida pela população e assim como você quero que as pessoas saibam quem eu sou. Me ajude, por favor. Estou literalmente determinada a fazer qualquer coisa, só quero ser orgulho para os meus pais e para o mundo!
ResponderExcluirSem mais... Agradeço!
Prezada Raquel,
ResponderExcluirEm fevereiro deste ano concedí uma entrevista ao Blog Mobilidade Funcional, onde você encontrará uma mensagem aos estudantes de Fisioterapia; para visualizá-la acesse o endereço eletrônico que segue abaixo:
http://mobilidadefuncional.blogspot.com/2010/02/entrevista-com-o-fisioterapeuta-geraldo.html
Você pode acessar também a REDEFISIO que é bastante interessante no conteúdo e na possibilidade de interagir com estudantes e profissionais Fisioterapeutas.
http://www.redefisio.com.br/
Obrigado por interagir com o Blog 14-F.
Um abraço.
É interessante ver como o nosso Símbolo evoluiu e pra melhor, resta agora lutar para que nosso reconhecimento profissional perante a sociedade também "evolua". Não sei se já existem símbolos específicos para cada especialidade, entretanto criei um símbolo para retratar a fisioterapia do trabalho que achei até bem interessante, ele é baseado no nosso atual símbolo, é bem simples mas passa a mensagem de uma forma bem discreta e objetiva. se puder dar uma olhada Geraldo... o link é: http://www.trabalhecomsaude.blogspot.com/search?updated-max=2010-12-02T19:48:00-08:00&max-results=10
ResponderExcluirDiego, fui o criado e registrei intelectualmente o símbolo oficial da fisioterapia do trabalho doando à ABRAFIT. Por favor, reconheça nossa luta e o utilize, ok?
ExcluirCaro Diego,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de criar um símbolo para a Fisioterapia do Trabalho. Acho, entretanto, aconselhavel consultar o COFFITO sobre a utilização desse símbolo.
Um abraço.
Então Geraldo. Já tinha pensado se poderia usar como base o nosso brasão, entretanto até o momento não fui questionado sobre o assunto, mas mesmo assim obrigado pela observação e pela visita ao blog saúde no trabalho. Grande abraço e parabéns pelo seu blog.
ResponderExcluirCaro Geraldo, parabéns pela matéria dos símbolos. Contudo, apesar de toda evolução estética, não tenho como deixar de compartilhar, o significado do atual brasão, que vem sendo comentado nos bastidores e corredores das Faculdades e profissionais fisioterapeutas, que é: "Cobra engolindo cobra e o raio que os partam". Ironia do destino ou a representação realmente simboliza a realidade em que vivemos??? Abraços
ResponderExcluirCaro Ciro,
ResponderExcluirObrigado por interagir com o Blog. Suas palavras retratam a atual crise ética que aasola a nossa categoria profissional.
Um abraço.
Olá,
ResponderExcluirTerías como me passar algum referencial sobre o material que postaste no blog, pois estou a procura para meu trabalho de conclusão.
O @dioguitom me indicou você!!!
Aguardo retorno.
emilia.zancanaro@gmail.com
Prezada Emília,
ResponderExcluirObrigado por interagir com o Blog, quanto aos símbolos da postagem, informo que fazem parte do acervo pessoal do autor e do arquivo/Blog 14-F, que pode ser citado como referência ( http://geraldobarbosa43.blogspot.com/). Entretanto, recomendo acessar:http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/2010/01/simbolo-da-fisioterapia.html e http://geraldobarbosa43.blogspot.com/2011/01/simbolo-oficial-da-fisioterapia.html além pesquisar no Google " Simbolos da Fisioterapia ".
Espero ter contribuido para o seu trabalho.
Um abraço.
Oi Geraldo. Agora que vi que vc incluiu o símbolo que eu criei na sua postagem. O ato é simples mas me deixou muito satisfeito e feliz. Atendi a sugestão que vc me fez algum tempo em consultar o conselho sobre a utilização do símbolo. Eles apenas me recomendaram quanto ao cuidado nas minhas postagens no meu blog, onde o símbolo foi publicado inicialmente, para que não houvesse relação do símbolo da fisioterapia com algo que pudesse ser ruim para a classe. Mais uma vez parabéns e obrigado!
ResponderExcluirOlá Diego
ResponderExcluirNão precisa agradecer; o símbolo que você criou enobrece a categoria profissional dos Fisioterapeutas.
Um abraço.
Saudações, Dr. Geraldo Barbosa.
ResponderExcluirGostaria de informar-lhe que o símbolo de Perícia Judicial é patenteado pelo Dr. José Ronaldo Veronesi Júnior, pioneiro em perícias judiciais para fisioterapeutas no Brasil, e que é autorizado para o uso de quem faz o curso ministrado por ele (assim informado por ele no curso de Perícia Judicial para Fisioterapeutas ministrado em Vitória-ES em 2012 nos meses de junho e agosto.
Apesar do símbolo ser amplamente divulgado com a desenho acima, ele tem na parte inferior grafado "Método Veronesi".
Espero ter contribuído.
Gosto muito de seu blog. Parabéns!
Prezada Stella Gonçalves,
ExcluirFaço um duplo agradecimento, primeiro pela sua participação no Blog, em segundo lugar pelos esclarecimentos quanto ao símbolo da Perícia Judicial.
Volte sempre ao Blog.
Um abraço.
Permita-me discordar mas a marca é minha, registrada no INPI. Criei em 2004 e foi "apropriado indevidamente".
ExcluirMuito interessante, parabéns!
ResponderExcluir