Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem




Sistema Único de Saúde será o executor da Política


Entendendo que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros, o Ministério da Saúde está lançando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Para saber mais, Disque Saúde: 0800 61 1997.





domingo, 25 de outubro de 2009

EXTRA A revolução pelo conhecimento

O mundo não para



Enquanto a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei 7703/06 (Ato Médico) e aguardamos apreensivos, com muita razão, a tramitação no Senado, " O mundo não para ", nem a Fisioterapia tampouco.

É pelo conhecimento científico que uma profissão se impõe. Lembrando que, conhecimento científico não é apanágio de ninguém. A excelência científica, alcançada pela Fisioterapia, por meio de seus próceres os Fisioterapeutas, fará com que a sociedade exija o Fisioterapeuta como profissional de primeiro contato, sem intermediação alguma, como em países mais desenvolvidos intelectualmente.



sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Interesse público


Informação de interesse público



O PL 7703/06 que regulamenta o exercício da medicina foi aprovado na Câmara dos Deputados, devendo passar pelo crivo do Senado. A posição da categoria profissional dos Fisioterapeutas é defendida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO. Para conhecê-la visite o sitio do conselho no endereço eletrônico: http://www.coffito.org.br/

Não fique na passividade. Seu posicionamento é importante!



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Informação de utilidade pública

De 19 de outubro de 2009 a 18 de outubro de 2010, teremos o Ano Mundial Contra a Dor Musculoesquelética. Essa informação está contida no Blog Maisfisio que tem como endereço eletrônico : http://blog.maisfisio.com.br/ A postagem original tem a assinatura da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED, com data de 19/10/2009. Visite o sitio da SBED em:
http://www.dor.org.br/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Troféu 40 anos



A Comissão Executiva do V Congresso Norte/Nordeste de Fisioterapia instituiu o Troféu 40 anos, no intuito de agraciar profissionais e estudantes da área, pela relevante contribuição de cada um, no engrandecimento da Fisioterapia nas últimas quatro décadas, dentro das comemorações da passagem dos 40 anos da assinatura do Decreto-Lei 938, de 13 de outubro de 1969, criador das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional no Brasil (veja postagem sobre o DL 938, neste Blog).

Entre os agraciados com o Troféu, encontra-se o autor deste Blog o Fisioterapeuta Geraldo Barbosa, fundador e sócio honorário da Associação Pernambucana de Fisioterapeutas - APERFISIO, ex-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região - CREFITO 1 e Ex-conselheiro Efetivo do COFFITO na Gestão de Ruy Gallart.



Atualizado em 01/05/2015

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Gerontologia é destaque no V CONNEFI



Destaque para Fisioterapeutas atuantes na Gerontologia


A Pessoa Idosa na Contemporaneidade, foi o tema abordado pelas Fisioterapeutas Marli Costa e Etiene Fittipaldi, conferencistas do Estado de Pernambuco no V Congresso Norte/Nordeste de Fisioterapia - V CONNEFI. A presidencia da mesa ficou a cargo do Fisioterapeuta Eduardo Ravagni.


Mais Fisioterapeutas pernambucanas no evento


Dentro do tema geral Gerontologia e Geriatria, as conferências e temas livres, ocorreram no auditório Banguê, na segunda-feira 12 de outubro, das 08 até as 12 hs. Outras Fisioterapeutas pernambucanas, Graça Araújo (UFPE) e Adriana Miranda ( ABRAz - PE ) também proferiram palestras com abordagem na saúde da pessoa idosa. Graça Araújo abordou o tema: Repercussões das alterações osteomioarticulares na qualidade de vida do idoso, enquanto Adriana Miranda apresentou : Abordagens fisioterapêuticas na Doença de Alzheimer.

V CONNEFI sucesso absoluto




Revestiu-se de sucesso absoluto o V Congresso Norte/Nordeste de Fisioterapia - V CONNEFI, realizado em João Pessoa - Paraiba, de 10 a 13 de outubro de 2009, no magnifico Espaço Cultural José Lins do Rêgo, numa promoção da Associação Paraibana de Fisioterapeutas - APBFISIO, tendo como Presidente o Dr. Eliano Pessoa. O Congresso teve o apoio do Sistema COFFITO/CREFITO, das instituições de ensino superior da região e das entidades de classe locais.


Dentro da programação oficial comemorou-se o DIA DO FISIOTERAPEUTA, com a participação do Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO, Dr. Roberto Cepeda e de presidentes dos CREFITOs da Região Norte/Nordeste e do Distrito Federal ( Crefito 11 ) , além de representantes de Associações, Sindicatos e Cooperativas da categoria, bem como de representantes das Universidades e Faculdades da região.


O livro" Herdeiros de Esculápio - História e organização profissional da Fisioterapia", de autoria do Fisioterapeuta Geraldo Barbosa, que também é autor do Blog 14-F, teve lançamento oficial no Congresso, obtendo grande receptividade entre os participantes do evento.


Na Plenária Final, a Cidade do Recife foi escolhida para sediar o VI CONNEFI. Na disputa teve como concorrente a Cidade de Fortaleza, vencendo no processo de votação . Defenderam o Recife , os Fisioterapeutas Geraldo Barbosa e Wilson Leitão.


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lançamento de livro


Lançamento do livro Herdeiros de Esculápio - História e organização profissional da Fisioterapia, na programação do V Congresso Norte/Nordeste de Fisioterapia. João Pessoa - PB, de 10 a 13 de outubro de 2009.


terça-feira, 6 de outubro de 2009

PL 7703/2006 - Notícia do COFFITO



O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO, divulgou às 18:50 hs de hoje, 06 de outubro, no seu sitio oficial, a seguinte notícia sobre ofício encaminhado para os líderes dos partidos, solicitando a retirada de tramitação de urgência do PL 7703/06. Confira o texto publicado:

"... Importante consignar, desde já, que não há oposição quanto à regulamentação do exercício profissional da medicina, muito antes pelo contrário, entendemos e apoiamos todas as iniciativas legislativas e regulamentares que tenham por real objetivo garantir à população, alvo da proteção estatal, uma saúde eficaz, segura, não maléfica e, sobretudo, digna. O cerne da questão, entretanto, é que a regulamentação de uma determinada profissão não pode, em hipótese alguma, violar ou restringir direitos, legítimos, já garantidos a outras profissões como a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.
Pleiteamos, apenas, eminente Deputado Federal, que a matéria possa ser discutida dentro do trâmite ordinário dessa Casa Legislativa, não somente por se encaixar nas hipóteses taxativas de urgência contidas na norma do artigo 152 do Regime Interno, como, também para evitar prejuízo irreparavel a milhares de profissionais da saúde."