¡Feliz Navidad!
Καλά Χριστούγεννα
Buon Natale
Frohe Weihnachten
Feliz Natal!
Merry Christmas!
Bon Nadal!
Joyeux Noël
Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA
sábado, 21 de dezembro de 2013
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Mais consciência é necessária sobre a contribuição dos Fisioterapeutas para as economias nacionais
Os Fisioterapeutas precisam aumentar a consciência sobre a sua contribuição para as economias nacionais, insistindo constantemente em "vender e divulgar" a profissão, disse a Secretária-Geral da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) Brenda Myers .
Em pronunciamento após sua participação no Fórum Global de Recursos Humanos no Brasil, ela disse que: "esses eventos, muitas vezes demonstraram que era errado supor que todos sabem o que os Fisioterapeutas fazem". Veja no vídeo acima, a entrevista gravada no canal do YouTube da WCPT.
"Os governos precisam saber que os Fisioterapeutas e as equipes de reabilitação contribuem de forma vital para as economias dos países", ressaltou. Incapacidade para o trabalho por causa da deficiência resulta em perda de 3,7% do produto interno bruto (PIB), de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
FONTE: http://www.wcpt.org/node/103044
Nota do Editor:
O Blog 14-F FISIOTERAPIA dedica grande parte do seu conteúdo ao processo histórico da profissão, no Brasil e no mundo, compartilhando textos e vídeos disponíveis na WEB, com citação das fontes produtoras para agregar credibilidade às postagens. Solicitamos portanto, aos seguidores e visitantes, levarem ao conhecimento da editoria do Blog qualquer fonte considerada suspeita ou de caráter meramente comercial.
Postagem atualizada em 21/12/2013
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
Fisioterapeuta participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos
A Fisioterapeuta Marli Costa cursa especialização em Direitos Humanos na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), é membro do Conselho Estadual de Direitos do Idoso - CEDI (Pernambuco), do Conselho Municipal de Direitos do Idoso - COMDIR (Recife) e da Associação Brasileira de Alzheimer - ABRAz/Regional PE.
Na condição de Conselheira do COMDIR - representante do Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Pernambuco SINDSEP - no segmento Sociedade Civil, participou do Fórum Mundial de Direitos Humanos e do 9º Encontro Nacional dos Conselhos de Direitos do Idoso em Brasília DF, no período de 10 a 13 de dezembro de 2013.
Marli Costa e a Defensora Pública Cristina Sakaki, legítimas representantes do Estado de Pernambuco no Fórum Mundial de Direitos Humanos.
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Video II Congreso Internacional OMT-España "História da Fisioterapia"
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dn4FoIULEUo
Nota do Editor:
O Blog 14-F FISIOTERAPIA dedica grande parte do seu conteúdo ao processo histórico da profissão, no Brasil e no mundo, compartilhando textos e vídeos disponíveis na WEB, com citação das fontes produtoras para agregar credibilidade às postagens. Solicitamos portanto, aos seguidores e visitantes, levarem ao conhecimento da editoria do Blog qualquer fonte considerada suspeita ou de caráter meramente comercial.
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Número de fumantes cai 20% no país em seis anos, mostra estudo
São Paulo - Agência Brasil - O número de pessoas que fumam caiu 20% nos últimos seis anos no Brasil, segundo estudo divulgado hoje (11) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital paulista. Em 2006, o percentual de tabagistas era 19,3% e, no ano passado, caiu para 15,6%.
No total, o Brasil tem 20 milhões de fumantes, sendo que 533 mil são adolescentes. Esse público foi o que mais reduziu o consumo de tabaco. Em 2006, 6,2% dos jovens eram fumantes e, em 2012, esse índice caiu para 3,4%, o que representa uma diminuição de 45%.
Na comparação entre gêneros, os homens continuam sendo os que mais fumam. Em 2006, 27% deles eram tabagistas e, no ano passado, o percentual caiu para 21%, uma redução de 22%. Entre as mulheres, o percentual de fumantes era 15%, em 2006, e houve uma queda para 13% em 2012 – redução de 13%.
A pesquisa da Unifesp faz parte do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad). Foram ouvidos mais de 3 mil brasileiros a partir de 14 anos, em 2006, e 4,6 mil participantes em 2012. As entrevistas foram feitas em quase 150 municípios.
Fonte: Agência Brasil
Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Edição: Talita Cavalcante
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
INSS publica Resolução e inclui Fisioterapeutas no Sistema de Acessibilidade
RESOLUÇÃO INSS/PRES Nº 359, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013 - DOU DE 13/11/13
Altera a Resolução nº 310/PRES/INSS, de 12 de junho de 2013, que disciplina ações de acessibilidade para servidores com deficiência.
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:
Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988;
O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 7.556, de 24 de agosto de 2011, e considerando a necessidade de atualização do disposto na Resolução n° 310/PRES/INSS, de 12 de junho de 2013, publicada no Diário Oficial da União nº 112, de 13 de junho de 2013, Seção 1, pág. 56, que disciplina ações de acessibilidade para servidores com deficiência, resolve:
Art. 1º Fica alterada a Resolução nº 310/PRES/INSS, de 12 de junho de 2013, que passa a vigorar com as seguintes alterações, acrescentando-se o § 7° ao art. 1° e dando-se nova redação aos demais:
"Art. 1º Fica aprovado e instituído o Sistema de Acessibilidade - ACESSQVT, que permite o cadastramento e a identificação das demandas de suporte e adequação de ambientes e processos de trabalho dos servidores com deficiência, por Equipe Multiprofissional.
§ 1º O prazo para cadastramento e identificação das demandas de suporte e adequação de ambientes e processos de trabalho dos servidores com deficiência do INSS é de nove meses.
§ 2º A Equipe Multiprofissional será composta por, no mínimo, um profissional da saúde e mais dois profissionais, entre estes: Médico ou Perito Médico, Psicólogo ou Analista do Seguro Social com formação em Psicologia, Assistente Social ou Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social, Terapeuta Ocupacional ou Analista do Seguro Social com formação em Terapia Ocupacional, Fisioterapeuta ou Analista do Seguro Social com formação em Fisioterapia, Engenheiro ou Analista do Seguro Social com formação em Engenharia, Arquiteto ou Analista do Seguro Social com formação em Arquitetura, podendo ser agregados outros profissionais de área afim à temática acessibilidade, conforme as necessidades e as possibilidades.
............................................................................................................................................................................................................................................................
§ 5º A cada dois anos deverão ser realizados o recadastramento e a reavaliação das condições de acessibilidade dos servidores com deficiência, assim como o atendimento às demandas identificadas." (NR)
............................................................................................................................................................................................................................................................
§ 7º Caso haja necessidade de caracterização da deficiência, deve ocorrer o encaminhamento do servidor à Perícia Oficial em Saúde.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
LINDOLFO NETO DE OLIVEIRA SALES
Este texto não substitui o publicado no DOU de 13/11/2013 - seção 1 - pág 80
Fisioterapia em Psiquiatria e Saúde Mental
5ª Conferência Internacional de Fisioterapia em Psiquiatria e Saúde Mental
Saiba mais acessando o Link:
http://www.icppmh.org/Utrecht_Main.html
DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA.
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Novo Blog no ar: Questões de fisioterapia comentadas
A Fisioterapia brasileira conta agora com um novo Blog divulgando questões dos principais concursos em andamento no País. Uma iniciativa louvável, que atende aos interesses da categoria no quesito colocação profissional; uma área crítica, em face da necessidade de contratação imediata de MAIS FISIOTERAPEUTAS, pela via do concurso público, objeto de recente postagem que pode ser vista em: (http://geraldobarbosa43.blogspot.com.br/2013/10/mais-fisioterapeutas.html)
Visite a nova publicação "Questões de fisioterapia comentadas", acessando o Link:
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Toma posse novo Conselho de Saúde de Afogados da Ingazeira
O Secretário Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira (PE), Fisioterapeuta Gildázio Moura, enviou por e-mail nota sobre a posse dos novos Conselheiros Municipais de Saúde, transcrita a seguir:
Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores, tomaram posse na última sexta (22), os novos conselheiros municipais de saúde de Afogados da Ingazeira. O evento contou com a presença do Prefeito de Afogados, José Patriota.
O Secretário Municipal de Saúde, Gildázio Moura, fez questão de destacar a importância da renovação do conselho e do controle social nas políticas públicas de saúde. “Tivemos avanços significativos nesses onze meses. Conseguimos reduzir em 96% os casos de dengue, abrimos doze novos pontos de apoio na zona rural, e ampliamos de 64 para 100% a cobertura territorial do programa saúde da família,” destacou Gildázio. Em Afogados da Ingazeira, cada unidade de saúde conta com um conselho gestor local de usuários para garantir a participação da sociedade nas ações de saúde.
Convidado pela Prefeitura, os conselheiros ouviram a palestra de um dos pioneiros na defesa do SUS e na construção de mecanismos de participação social na saúde: o ex-vereador pelo Recife, Paulo Dantas. Ele também foi Secretário Municipal de Saúde de Olinda e Secretário de Assistência Social do Recife. “Afogados está indo além do que a lei determina. Os conselhos gestores locais são passos importantes para fortalecer o conselho municipal de saúde e garantir uma participação mais próxima do dia à dia das unidades de saúde,” avaliou Paulo Dantas.
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, em sua saudação aos novos conselheiros, fez questão de destacar o seu compromisso no fortalecimento de mecanismos de participação popular. “Para governar bem, preciso da participação de todos. Esse é um compromisso que iremos ampliar e consolidar cada vez mais,” disse o Prefeito Patriota.
BLOG 14 F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
sábado, 23 de novembro de 2013
Organização Mundial de Saúde divulga novo guia para Classificação Internacional de Funcionalidade
A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um novo manual prático sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) . Será um importante guia para os Fisioterapeutas em todo o mundo, de acordo com Catherine Sykes, Consultora para Políticas da Conferderação Mundial de Fisioterapia (WCPT) e membro do grupo consultivo da Organização Mundial de Saúde sobre a CIF.
"O documento será útil para os Fisioterapeutas, quando aplicarem a CIF, na prática, na pesquisa ou na administração ", disse ela . "O manual contém conhecimento básico da classificação, mas fornece orientações e exemplos sobre como aplicá-lo, com base na experiência adquirida durante os 12 anos desde que o manual foi publicado pela primeira vez. "
A CIF tem uma estrutura padronizada para organizar e documentar as informações sobre funcionalidade e incapacidade .
A WCPT tem incentivado o uso da CIF pelos Fisioterapeutas no mundo desde 2003: "o sistema permite que a eficácia da Fisioterapia seja avaliada em termos de mudanças na funcionalidade da população" .
De acordo com Catherine Sykes, a CIF tem aplicações no monitoramento de iniciativas globais, como a Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência, a campanha global sobre doenças não transmissíveis, o impacto das atividades sobre o plano de ação sobre deficiência da OMS , e o que está posto para 2015 como metas de desenvolvimento .
O novo guia foi lançado em Beijing, em uma reunião do Grupo de Referência de funcionalidade e incapacidade.
Acesse o guia pelo link:
Fonte: WCPT http://www.wcpt.org/node/102810
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Fisioterapeutas participam das equipes de emergência após tufão nas Filipinas
Fisioterapeutas já estão envolvidos nos esforços para fornecer ajuda aos milhares de desabrigados, feridos e vulneráveis, vítimas do Tufão Haiyan nas Filipinas. O Fisioterapeuta britânico Pete Skelton, que já trabalhou em muitas situações de emergência no Oriente Médio, África e Haiti, seguiu para a área afetada como parte da equipe internacional de trauma do Reino Unido, como resposta à emergência. "Vou trabalhar ao lado de médicos, cirurgiões, enfermeiros e anestesistas enviados pelo Reino Unido", disse o profissional.
A institução Handicap International também está enviando equipes de especialistas em emergências, incluindo equipes de reabilitação, até as Filipinas. " Estamos enviando mais pessoas a cada dia", disse Tom Shelton da Handicap International, lembrando que ele já havia enviado equipes de saúde ao país, antes do tufão atingir a região.
A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) enviou uma mensagem de apoio para a Philippines Physical Therapy Association (PPTA): "Após a notícia do Tufão Haiyan foi grande a preocupação com os nossos colegas, com as suas famílias e com toda a população das Filipinas ", foram as palvras da Presidente da WCPT Marilyn Moffat e da Secretária-Geral da WCPT Brenda Myers, em sua mensagem para a PPTA .
"Em todo o mundo, os Fisioterapeutas estão pensando em vocês, proferindo orações de esperança e de apoio às pessoas mais diretamente afetadas", acrescentaram as dirigentes da Confederação.
A instituição Handicap International e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) fizeram convocações de emergência para ajudar as pessoas nas Filipinas.
Convocação da Handicap International:
Com os recursos captados, a Handicap International deverá identificar a identidade de deficientes e vulneráveis, ajudando-os aconseguir ajuda humanitária; deverá também fornecer muletas e cadeiras de rodas, reabilitação e cuidados de apoio para pessoas feridas.
Convocação do CICV:
O chamamento do CICV visa atender 100 mil famílias, fornecendo alimentos, água potável, abrigo e outras medidas essenciais durante um período de 18 meses.
Fonte: WCPT http://www.wcpt.org/node/102739
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Fisioterapeuta recebe Comenda
A Fisioterapeuta Francisca Motta, Professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) http://www.unicap.br/home/, recebeu recentemente a Comenda Maurício de Nassau, concedida pelo Grupo Ser Educacional entidade mantenedora do Centro Educacional Maurício de Nassau (UNINASSAU) em reconhecimento pelo seu trabalho na linha de Terapia Manual - Conceito Maitland.
Segundo o site da UNINASSAU, a Comenda Maurício de Nassau foi criada pelo Colegiado Superior da Faculdade Maurício de Nassau, através da Resolução n. 13, de 4 de maio, de 2004. A homenagem é concedida a instituições e personalidades nacionais e estrangeiras, que, por suas qualidades, tenham se distinguido no campo educacional ou prestado relevantes serviços em prol do ensino, da cultura e do esporte brasileiro. http://www.mauriciodenassau.edu.br/
Foto: GB/Arquivo Blog 14-F
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Aceitar o envelhecer
A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com apoio do Sindicato dos Servidores Federais de Pernambuco (SINDSEP/PE), realizou nesta terça-feira, 12 de novembro, a última sessão deste ano do Fórum sobre Questões do Envelhecimento, apresentando o tema: "Aceitar o envelhecer", que teve como palestrantes o Fisioterapeuta e Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Joaquim Sérgio de Lima Neto e o Mestre em Ciências da Religião e Pastoralista da UNICAP Gilmar Francisco Araújo.
O Teólogo e Coordenador do Fórum sobre Questões do Envelhecimento da UNICAP João Luis Correia Júnior, faz a apresentação do palestrante Joaquim Sérgio de Lima Neto, Professor do Departamento de Fisioterapia da UFPE.
Professor Joaquim Sérgio em momento da apresentação do Tema do Fórum: "Aceitar o envelhecer".
Voz e Violão; meio utilizado pelo Professor Gilmar Araújo para desenvolver o tema central do Fórum.
Atividade cinesioterapêutica no intervalo das palestras, promovida pela Fisioterapeuta e Professora do Departamento de Fisioterapia da UNICAP Francisca Motta.
Participantes jovens, adultos e idosos prestigiaram o evento realizado no auditório G2 da Universidade Católica. A programação para o ano de 2014 já está sendo elaborada pela comissão organizadora.
Fotos: GB/Arquivo Blog 14-F
Fotos: GB/Arquivo Blog 14-F
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Até 2035, deverá haver um déficit de 12,9 milhões de profissionais de saúde no mundo
Recife - (Agência Lusa/Agência Brasil)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (11) que faltam 7,2 milhões de profissionais de saúde no mundo e que o déficit subirá para 12,9 milhões até 2035, com graves implicações para milhões de pessoas. As conclusões constam do estudo Uma Verdade Universal: Não Há Saúde sem Profissionais, divulgado pela OMS durante o terceiro Fórum Global sobre os Recursos Humanos da Saúde, que reúne mais de 1.300 participantes de 85 países, incluindo 40 ministros da Saúde, na capital pernambucana.
Embora reconheça melhorias desde o último estudo sobre o assunto, em 2006, o documento indica que 83 dos 186 países com informação disponível, ou seja 44,6%, ainda não atingiram sequer o patamar mínimo definido pelo Relatório Mundial de Saúde de 2006, que prevê 22,8 profissionais de saúde qualificados por 10.000 habitantes.
Outros 17 países (9,1%) ultrapassam o patamar mínimo, mas não atingem a meta da Organização Internacional de Trabalho (OIT), que aponta para 34,5 profissionais de saúde qualificados por 10.000 habitantes e há, ainda, 18 países (9,7%) que atingem essa meta, mas não o patamar dos 59,4 profissionais para 10.000 cidadãos.
Do total, apenas 68 países (36,6%) atingem ou ultrapassam a última meta, revela a agência da ONU para a saúde. No relatório, a OMS alerta que mais grave é o que se prevê, já que as estimativas da organização apontam para um déficit global de 12,9 milhões de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e parteiras, até 2035.
O motivo, segundo o documento, está no envelhecimento dos profissionais de saúde, que se aposentam ou deixam a profissão por empregos mais bem pagos sem ser substituídos, assim como o fato que poucos jovens entram no setor da saúde ou recebem a formação adequada.
A situação é mais grave quando a tendência de queda dos profissionais que atuam no setor coincide com um aumento da procura, não só porque a população mundial continua a aumentar mas, também, porque é cada vez maior o risco de doenças não transmissíveis como as cardiovasculares, entre outras.
Além disso, destaca a OMS, as migrações internas e internacionais de profissionais de saúde tendem a aumentar as desigualdades regionais. "As fundações para uma força de trabalho forte e eficaz na saúde para o futuro estão se corroendo diante dos nossos olhos por não estarmos correspondendo a formação de profissionais com a procura das populações de amanhã", diz a diretora-geral adjunta da OMS para os Sistemas de Saúde e a Inovação, Marie-Paule Kieny.
Para evitar o pior, acrescentou ela, é preciso "repensar a forma como se ensina, como se forma, como se coloca e como se paga aos trabalhadores da saúde para que o seu impacto seja maior".
Embora a Ásia seja a região onde se preveem maiores falhas em termos numéricos, é na África Subsaariana que o déficit se fará sentir de forma mais aguda, estima a OMS. A organização alerta que nos 47 países daquela subregião há apenas 168 escolas de medicina; há 11 países sem qualquer escola de medicina e 24 países têm apenas uma.
Na Américas, 70% dos países têm pessoal de saúde suficiente para assegurar os serviços básicos de saúde, mas muitos países ainda têm dificuldades ligadas à distribuição dos profissionais, às suas migrações e à qualidade da sua formação. A OMS pede a todos os países, incluindo os mais desenvolvidos, que estejam atentos aos sinais de alerta, sublinhando que 40% dos enfermeiros nos países ricos abandonarão o setor na próxima década.
Com uma profissão exigente e uma remuneração relativamente baixa, muitos jovens profissionais de saúde têm poucos incentivos para permanecer na profissão, alerta a organização.
Fonte: Agência Brasil
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
domingo, 10 de novembro de 2013
Fórum sobre questões do envelhecimento
Tema – ACEITAR O ENVELHECER
Palestrantes –
Palestrantes –
Joaquim Sérgio Lima Neto
Fisioterapeuta. Professor da UFPE
Gilmar Francisco Araújo
Mestre em Ciências da Religião. Pastoralista da UNICAP
Data/Hora – 12 de novembro (Terça-feira), 14h30 às 17h
Local – Universidade Católica de Pernambuco
Auditório G 2 – 1º andar do Bloco G
Entrada Franca
Realização –
Universidade Católica de Pernambuco
Mais informações –
Pró-Reitoria Comunitária
081 2119 4140 - 4146
A programação conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco - SINDSEP/PE.
DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA. BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
--
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Cuidados de reabilitação para vítimas de acidentes rodoviários devem ser reforçados , diz ONU.
Com a aproximação do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, em 17 de novembro, o Secretário-Geral das Nações Unidas apelou a todos os Estados Membros para fortalecer e melhorar o atendimento pré-hospitalar ao trauma e reabilitação, para as pessoas vítimas de acidentes rodoviários.
Como parte de um novo relatório sobre a crise global de segurança rodoviária, o Secretário-Geral , Ban Ki-Moon destacou o progresso mundial para melhorar a segurança geral das estradas e dos veículos; por exemplo, a legislação sobre uso de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade, condução perigosa, obrigatoriedade do uso de capacetes pelos motociclistas , assentos adaptados e cintos de segurança para crianças .
No entanto, diz que muito mais precisa ser feito para cumprir a meta da Década de Ação para Segurança Viária, visando salvar cinco milhões de vidas; particularmente no que diz respeito à proteção de usuários vulneráveis nas estradas, além da adoção de leis abrangentes de segurança rodoviária. O apoio financeiro para a segurança nas rodovias continua a ser um desafio, ele disse .
O Secretário-Geral notou melhorias nos sistemas de cuidados com traumas. Mas acrescenta que estes serviços devem estar disponíveis para todas as vítimas, independentemente da sua capacidade de pagar. Ele chama a atenção para a necessidade do estabelecimento de um número de emergência global, apontando que existem atualmente mais de 100 números diferentes , e que em 40 países não existe um número de emergência.
Fonte: http://www.wcpt.org/news
BLOG 14F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Mais Fisioterapeutas
A Fisioterapia brasileira vem atravessando dias difíceis no que diz respeito ao mercado de trabalho, pela ausência completa de concurso público para preenchimento de vagas no Sistema Único de Saúde (SUS), o que leva, em decorrência desse fato, a população a enfrentar longas filas de espera (demanda reprimida) para início de tratamento especializado, enquanto perde preciosos potenciais de recuperação funcional, agravando sequelas.
É lícito reivindicar numa situação dessa magnitude, a criação de um programa nacional de contratações, que poderia ter a denominação "Mais Fisioterapeutas", no sentido de convocar profissionais brasileiros, pela via do concurso público para o SUS, nos Estados, no Distrito Federal e Municípios; contemplando a Atenção Básica, os centros de saúde, as policlínicas, UPAs especializadas e hospitais. Um programa ministerial dessa ordem, acompanhado de justa remuneração daria novo alento à profissão que suporta tempos difíceis, trazendo para a população o "Direito à Saúde".
Necessário se faz, para a realização desse objetivo, contar com o apoio irrestrito da categoria, bem como dos órgãos de classe e da classe política. Vamos à luta! O objetivo é inatacável!
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
Atualizado em 05/11/2013
Atualizado em 05/11/2013
sábado, 19 de outubro de 2013
WCPT NEWS - outubro 2013
|
|||||||||||||||||||||||||||
|
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Revista NovaFisio Nº 94 setembro/outubro 2013
Nesta edição leia textos do Fisioterapeuta Geraldo Barbosa na página 10 - 'Cartas' e na página 28 'Colunas'. Acesse o link para saber mais:
DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE
sábado, 12 de outubro de 2013
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Acupuntura: Nota Técnica do Departamento de Atenção Básica (DAB)- MS
Confira texto disponível no site de Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO): Nota Técnica do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde sobre a prática da Acupuntura.
"DAB reafirma caráter multiprofissional da prática da acupuntura
Atendendo à demanda das secretarias e profissionais de saúde a nota técnica traz esclarecimentos sobre o exercício da acupuntura no SUS.
A Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura teve suas diretrizes de implantação consolidadas a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, portaria nº GM/MS 971/2006, e desde então a prática da acupuntura vem se fortalecendo no SUS em caráter multiprofissional, em todos os níveis de atenção, com foco na atenção básica.
A acupuntura tem respaldo internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) que orienta os diversos países a adotarem as Medicinas Tradicionais, Complementares e Alternativas em seus sistemas públicos de saúde. Seguindo essa orientação a prática da acupuntura é bem-vinda no modelo de cuidado da atenção básica.
Neste sentindo, o DAB lança nota técnica para esclarecer que a MTC não se baseia em diagnostico nosológico para a utilização de seus recursos terapêuticos. O departamento entende que não existe restrição legal para que os diversos profissionais de saúde utilizem a acupuntura em seu processo de trabalho ampliando o acesso e o cuidado a população.
Para ter acesso ao documento na íntegra, clique":
http://www.coffito.org.br/index.php?script=Arquivos&acao=visualizarArquivoAction&idArquivo=2473
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
PL do Piso Salarial sofre movimentações
Confira o texto recebido hoje, via e-mail, encaminhado pela Câmara dos Deputados
"Câmara dos Deputados -
Acompanhamento de Proposições -
Brasília, quarta-feira, 02 de outubro de 2013. Prezado Geraldo José Rodrigues Barbosa,
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações:
- PL-05979/2009 - Acrescenta dispositivo à Lei nº 8.856, de 1º de março de 1.994, a fim de dispor sobre o piso salarial dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
- 01/10/2013 Apresentação do Parecer do Relator n. 1 CFT, pelo Deputado Dr. Ubiali (PSB-SP).
- 01/10/2013 Parecer do relator, Dep. Dr. Ubiali, pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária do Projeto, com emenda, e pela não implicação da matéria com aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira e orçamentária da Emenda nº 1/11 da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público".
Para saber mais acesse:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=448332
Para saber mais acesse:
domingo, 29 de setembro de 2013
13 de outubro está chegando
A Primavera, nos tempos de Hesíodo (final do séculoVIII, início do século VII a.C) era anunciada por Pandionis, a andorinha que, após o inverno, volta em bandos para a Europa¹. Mas, estamos no Brasil de hoje, ao sul do Equador. A nossa Primavera é capricorniana e chegou ao hemisfério sul, prenunciando a passagem da data magna da Fisioterapia brasileira; o dia 13 de outubro, que figura no calendário da profissão como a de maior importância e relevância, por marcar a transição da categoria para o livre exercício de atividade liberal em nível superior. É, sem dúvida, um marco histórico; mesmo assim, teremos o que comemorar, além da data festiva? Pois nos falta o principal: salário digno. Em postagem publicada no mês de agosto deste ano, aqui no Blog, abordei mais uma vez o tema do Piso Salarial http://geraldobarbosa43.blogspot.com.br/2013/08/piso-salarial-dos-fisioterapeutas.html . O tom é de alerta e desabafo, em face de uma situação vexatória que entristece e envergonha a classe. Até quando?
¹ Teogonia - Trabalhos e Dias. Hesíodo. São Paulo: Martin Claret, 2010 (12, 87)
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
¹ Teogonia - Trabalhos e Dias. Hesíodo. São Paulo: Martin Claret, 2010 (12, 87)
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
sábado, 28 de setembro de 2013
ONU pede nova ação na igualdade de acesso para pessoas com deficiência
A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), participou por meio de seus representantes, de uma reunião de alto nível na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre pessoas com deficiência, em 23 de setembro . Na reunião, os Chefes de Estado e de Governo adotaram um documento histórico, negociado no ano passado, na tentativa de abordar a exclusão de pessoas com deficiência de acesso equitativo aos recursos , tais como sistemas de apoio jurídico em todo o mundo, educação, emprego e saúde.
O encontro, realizado na sede das Nações Unidas, em Nova York, analisou maneiras de enfrentar a pobreza, um dos "Objetivos do Milênio da ONU" de forma viável para pessoas com deficiência , e realizar uma agenda de desenvolvimento incluindo essas pessoas.
De acordo com Daniela Bas, Diretora da Divisão de Política Social e Desenvolvimento do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, existe um bilhão de pessoas com deficiência dentro de uma população mundial de sete bilhões, e eles sofrem desproporcionalmente altas taxas de pobreza.
Ele disse que a reunião de alto nível estava ocorrendo com prazo de aplicação marcado para 2015, visando alcançar os "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", o prazo foi se aproximando e uma agenda de desenvolvimento sustentável foi sendo formulada . O evento que marca "o início de uma maior e mais focada" cooperação internacional para promover uma agenda inclusiva para as pessoas com deficiência.
Chefes de Estado e de Governo, registraram a sua preocupação quanto a compromissos anteriores à realização dos objetivos programados para as pessoas com deficiência, que ainda não se traduziram em ação. Sublinharam a necessidade de ação urgente, que devem ser adotadas por todos os interessados, implementando estratégias ambiciosas de desenvolvimento incluindo pessoas com deficiência; incluído:
- O desenvolvimento de planos e de legislação especifica para avançar na inclusão de pessoas com deficiência;
- Assegurar que os serviços de saúde sejam acessíveis para pessoas com deficiência;
- Garantir a acessibilidade , seguindo a abordagem de design universal , removendo as barreiras do ambiente físico .
Os representantes da WCPT na reunião foram Marilyn Moffat, Presidente e Brenda Myers, Secretária-Geral. Elas se juntaram a Fisioterapeuta Ann Goerdt , que já trabalhou na Unidade de Reabilitação da Organização Mundial de Saúde .
Brenda Myers disse: "Há muito trabalho a ser feito, mas o dia foi importante porque deu voz à pessoas com deficiência e também para a comunidade internacional, com o compromisso de uma agenda de desenvolvimento inclusivo. A agenda não aborda apenas as barreiras físicas - mas reconhece as barreiras econômicas, sociais, políticas e econômicas que impedem a plena participação " .
Vários eventos paralelos ocorreram juntamente com a reunião de alto nível dos Chefes de Estado em Nova York. Em uma sessão sobre doenças não transmissíveis e incapacidades, o Fisioterapeuta Anthony Duttine, Consultor Técnico Sênior em Reabilitação e Saúde Global, da Handicap International, foi um dos painelistas . Um novo resumo da política da Aliança NCD, Handicap International, Associação Internacional de Alzheimer e HelpAge foi anunciado durante a sessão: Sustentar o desenvolvimento humano equitativo, enfrentando as doenças não transmissíveis e as incapacidades ao longo da vida .
Fonte: WCPT
Disponível em: http://www.wcpt.org/node/102267
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE
Assinar:
Postagens (Atom)