Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Papa Francisco se beneficia de sessões de Fisioterapia

A 'ciática dolorosa' (Ciatalgia) que atormenta o Papa desde o início de seu pontificado parece ter se intensificado. 
 
“Minha perna dói e hoje dói ficar de pé”, disse o Papa Francisco no início de uma audiência com a delegação da Revista Terra Santa em 17 de janeiro de 2022. O Pontífice, que optou por ler seu discurso sentado, pediu desculpas a seus convidados por não ficar de pé: “Assim é melhor para mim.”
 
 O Papa Francisco sofre regularmente de problemas no quadril e mostra alguma dificuldade em andar. Em 2015, por ocasião da viagem do Papa aos Estados Unidos, seu porta-voz assegurou que o pontífice se beneficia de sessões de “fisioterapia regular” por causa de problemas nas pernas.
 
 O claudicar, às vezes bastante notável do Santo Padre, é devido à ciática, uma condição geralmente causada pela compressão de um nervo nas costas. A ciática costuma causar dores intensas nas costas e em uma perna, e já no primeiro ano de seu papado, o Papa falou que isso lhe causava problemas. “A ciática é muito dolorosa, muito dolorosa! Não desejo isso para ninguém!” disse ele, voltando da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
 
 A doença parece ter afetado particularmente o papa de 85 anos nos últimos dois anos: em 31 de dezembro de 2020, a Santa Sé anunciou que Francisco não presidiria as cerimônias de 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro de 2021 por causa da “ciática dolorosa”. Posteriormente, o Pontífice adiou ou cancelou vários compromissos oficiais.
 
 Há algumas semanas, o Papa Francisco voltou a delegar a presidência da celebração das Vésperas e do Te Deum de 31 de dezembro ao cardeal Giovanni Battista Re, desta vez sem explicação. 
 
“Hoje dói ficar de pé”, admite Papa Francisco
 
_________________________ 

O texto original de Kathleen N. Hattrup - publicado em 17/01/2022, pode ser acessado em: Aleteia  https://aleteia.org/2022/01/17/today-it-hurts-to-stand-admits-pope-francis/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário