Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

terça-feira, 27 de novembro de 2018

O Reino Unido comemora centenário da formação de Fisioterapeutas cegos

Uma postagem do site History.Physio,  publicada hoje por Dave Nicholls sobre Fisioterapeutas deficientes visuais formados na Inglaterra pela Chartered Society of Physiotherapy, reportou-me ao passado, mais precisamente ao Nordeste do Brasil de 1978. Interessante nessa volta é que se tem dela  o registro em livro publicado pelo Fisioterapeuta Risomar da Silva Vieira por meio da Editora Universitária da UFPB - Institucionalização da Fisioterapia - João Pessoa, 2012 (páginas 248 e 249).

No livro o autor cita entrevista com o também Fisioterapeuta Joaquim José da Silva Neto, na época residente em João Pessoa e Membro Efetivo da Diretoria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região CREFITO 1. 



" Éramos nove membros efetivos e  nove membros suplentes. Eu era um membro efetivo. E neste período inicial eu fui conselheiro secretário e representava o conselho aqui na Paraíba. E como fisioterapeuta só tinha eu e nossa colega Rosália que trabalhava numa clínica particular. Numa clínica que tinha até uma história de uma fisioterapeuta cega. E foi a primeira ação nossa. Como conselho foi exatamente em cima das clínicas de reumatologistas que não tinham fisioterapeutas, começando a exigir o profissional nestes estabelecimentos. Outra questão é que essa fisioterapeuta inglesa que era a 'papa' da fisioterapia aqui na Paraíba e com a implantação do conselho essa fisioterapeuta inglesa não procura o órgão para fazer o seu registro. Daí iniciou o processo de fiscalização e, depois de muita averiguação foi observado que na realidade ela não tinha uma formação em fisioterapia de nível superior. Eu lembro que ela possuía uma formação em massoterapia e uma parte prática. Então ela não conseguiu regulamentar e acabou fechando e voltando para a Inglaterra."

_____________________________________


Link para o site History.Physio

http://history.physio/a-century-of-blind-physiotherapists/

Nenhum comentário:

Postar um comentário