Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

sábado, 28 de setembro de 2013

ONU pede nova ação na igualdade de acesso para pessoas com deficiência


A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), participou por meio de seus representantes, de uma reunião de alto nível na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre pessoas com  deficiência, em 23 de setembro . Na reunião, os Chefes de Estado e de Governo adotaram um documento histórico, negociado no ano passado, na tentativa de abordar a exclusão de pessoas com deficiência de acesso equitativo aos recursos , tais como sistemas de apoio jurídico em todo o mundo, educação, emprego e saúde.

O encontro, realizado na sede das Nações Unidas, em Nova York, analisou maneiras de enfrentar a pobreza, um dos "Objetivos do Milênio da ONU" de forma viável para pessoas com deficiência , e realizar uma agenda de desenvolvimento incluindo essas pessoas.

De acordo com Daniela Bas, Diretora da Divisão de Política Social e Desenvolvimento do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, existe um bilhão de pessoas com deficiência dentro de  uma população mundial de sete bilhões, e eles sofrem desproporcionalmente altas taxas de pobreza.

Ele disse que a reunião de alto nível estava ocorrendo com  prazo de aplicação marcado para 2015, visando alcançar os "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", o prazo foi se aproximando e uma agenda de desenvolvimento sustentável foi sendo formulada . O evento que marca "o início de uma maior e mais focada" cooperação internacional para promover uma agenda inclusiva para as pessoas com deficiência.

 
Chefes de Estado e de Governo,  registraram a sua preocupação quanto a compromissos anteriores à realização dos objetivos programados para as pessoas com deficiência, que  ainda não se traduziram em ação. Sublinharam a necessidade de ação urgente, que devem ser adotadas por todos os interessados, implementando estratégias ambiciosas de desenvolvimento incluindo pessoas com deficiência; incluído:

    - O desenvolvimento de planos e de legislação especifica para avançar na inclusão de pessoas com deficiência;
   
 - Assegurar que os serviços de saúde sejam acessíveis para pessoas com deficiência;
   

 - Garantir a acessibilidade , seguindo a abordagem de design universal , removendo as barreiras do ambiente físico .

Os representantes da WCPT na reunião foram Marilyn Moffat, Presidente e Brenda Myers,  Secretária-Geral. Elas se juntaram a Fisioterapeuta Ann Goerdt , que já trabalhou na Unidade de Reabilitação da Organização Mundial de Saúde .


Brenda Myers disse: "Há muito trabalho a ser feito, mas o dia foi importante porque deu voz à pessoas com deficiência e também para a comunidade internacional, com o compromisso de uma agenda de desenvolvimento inclusivo. A agenda não aborda apenas as barreiras físicas - mas reconhece as barreiras econômicas, sociais, políticas e econômicas que impedem a plena participação " .


 Vários eventos paralelos ocorreram juntamente com a reunião de alto nível dos Chefes de Estado em Nova York. Em uma sessão sobre doenças não transmissíveis e incapacidades, o Fisioterapeuta Anthony Duttine, Consultor Técnico Sênior em Reabilitação e Saúde Global, da Handicap International, foi um dos painelistas . Um novo resumo da política da Aliança NCD, Handicap International, Associação Internacional de Alzheimer e HelpAge foi anunciado durante a sessão: Sustentar o desenvolvimento humano equitativo, enfrentando as doenças não transmissíveis e as incapacidades ao longo da vida .

Fonte: WCPT 
Disponível em: http://www.wcpt.org/node/102267


BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário