Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ética na Fisioterapia - III

Em curso na Internet, mais precisamente no TWITTER, a Campanha com a TAG #PISOFISIOJA é direcionada para a aprovação do Projeto de Lei Nº 5979/2009, de autoria do Deputado Mauro Nasif, em tramitação na Câmara dos Deputados após desarquivamento. Um grupo crescente de estudantes e de profissionais Fisioterapeutas comparece diariamente ao miniblog de 140 caracteres, postando mensagens sobre o PL do Piso salarial, pedindo apoio e união da categoria, buscando desse modo a sensibilização da classe política. Na REDEFISIO uma página é dedicada ao assunto.

O que poucos sabem, é que essa luta não é mera reivindicação trabalhista. Trata-se da luta por um direito inalienável do Fisioterapeuta; tanto que, no Código de Ética da categoria, especificamente no CAPÍTULO V, DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS encontra-se o Art. 27: O Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional têm direito a justa remuneração por seus serviços profissionais. Pergunta-se: O que seria essa justa remuneração? Apresso-me em dizer que, os R$ 4.650,00 instituidos pelo Projeto de Lei, diante dos valores ínfimos dos procedimentos fisioterapêuticos impostos pelos planos e seguros de saúde, bem como das ridículas tabelas salariais vigentes, significam um grande avanço, um passo à frente, na caminhada pela dignidade profissional.

Como diria Nietzsche: Com a força descomunal do ensinamento ético o dever arrasta... Sim! É dever ético exigir a justa remuneração; cabendo lembrar que o dever é uma virtude de índole deontológica. Devemos, portanto, participar desse momento histórico da Fisioterapia, ou seja, o da reinvidicação pela aprovação do PL Nº 5979/2009. Assim procedendo, individualmente, cada um poderá dizer: Eu sou ético; eu reivindico justa remuneração para a minha categoria profissional. #PISOFISIOJA.

4 comentários:

  1. Prezada Laura Macedo,
    Obrigado pelo comentário e por interagir com o Blog 14-F.
    A luta continua! #PISOFISIOJA.

    ResponderExcluir
  2. É Geraldo, estamos juntos nessa Campanha, que DEUS nos ajude!
    Bela Postagem, parabéns, e pelo BLOG também!!!
    Abraço!!!
    #PISOFISIOJA

    ResponderExcluir
  3. Prezado Bruno,
    Agradeço as elogiosas palavras.
    Estamos na mesma luta. #PISOFISIOJA
    Um abraço.

    ResponderExcluir