Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

sexta-feira, 5 de março de 2010

Mãos atadas - O simbólico na construção da história





Parque do Ibirapuera - São Paulo, 27 de fevereiro de2010. 20 mil pessoas se reunem para dizer NÃO AO ATO MÉDICO ! É a VIRADA DA SAÚDE. Uma cena chama a atenção: Mãos atadas! Um gesto simbólico, a representação de um sentimento coletivo paira no ar! Mãos atadas impedem o livre exercício das profissões da saúde! Os Fisioterapeutas nesse momento indagam o porque da existência da profissão; numa abstração filosófica buscam respostas sobre o que levou a profissão a essa encruzilhada histórica, sobre o antes e o depois da Virada da Saúde. Qualquer que seja o desfecho da batalha em curso, o simbólico se impõe na construção da história. "O passado está no presente e o presente mostra-se carregado de futuro" (Henri Bergson 1859-1941).




2 comentários:

  1. Olá, caro Geraldo Barbosa. Mais uma vez gostaria de comentar acerca destas postagens tão importrantes contidas em seu blog.
    Com relação a esta manifestação no parque do Ibirapuera, podemos observar a mais pura demonstração da política, da boa política, da política que funciona e que deveria contar com mais adeptos, principalmente quando se fala de fisioterapeutas. Precisamos entender que, diante desta política, nós somos a "pólis". Façamos, então, mais pela "pólis", e vivamos uma fissioterapia melhor para todos. Grande abraço. Silva Neto.

    ResponderExcluir
  2. Caro Silva Neto, você está coberto de razão! é muito dificil reunir a categoria dos Fisioterapeutas, somente agora, devido ao "Rolo Compressor" do Ato Médico é que se consegue alguma mobilização. Sinto falta da representação da categoria nos movimentos sociais e nos eventos cívicos.Como aproximam-se as eleições para renovação dos quadros dos CREFITOs, espero uma prticipação mais consciente na escolha dos candidatos. Quem sabe, sairemos renovados com novas lideranças.
    Um grande abraço.
    Geraldo Barbosa

    ResponderExcluir