A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), por intermédio de sua secretaria geral, assinou um memorando de entendimento com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), concordando que as duas organizações trabalhem em conjunto, visando combater a violência contra pacientes e profissionais de saúde.
A WCPT inscreveu-se como parceira oficial, por quatro anos, no projeto "Cuidados de Saúde em Perigo". Trabalhando conjuntamente para enfrentar ameaças terroristas aos serviços de saúde, em face da violência armada e outras emergências. Pelo acordo, a WCPT cuidará da promoção e informará sobre o projeto, enquanto o Comitê Internacional da Cruz Vermelha envolverá a WCPT nas atividades do projeto.
" A WCPT está orgulhosa por ser participante do movimento inicial de sensibilização para esse tema", disse Brenda Myers, secretária-geral da Confederação, que assinou o memorando na sede do CICV em Genebra. "É difícil pensar que as pessoas que procuram ajudar feridos e deficientes, em conflitos e situações de emergência, sejam vítimas muitas vezes desse ataques. No entanto, a violência contra profissionais de saúde ainda não é muito bem reconhecida".
"Um estudo do CICV publicado no início deste ano registrou mais de 1.800 incidentes violentos que afetaram pacientes , profissionais de saúde, instalações e o transporte, em 2012 e 2013 . O estudo documentou incidentes violentos que afetaram a prestação de cuidados de saúde em 23 países, incluindo a interrupção de serviços hospitalares e violência sexual contra o pessoal de saúde". "A WCPT pode ajudar a aumentar a conscientização ", disse Brenda Myers. " É significativo que os Fisioterapeutas que trabalham no Canadá , por exemplo, reconheçam que seus colegas em outro país podem enfrentar situações de violência diariamente. Trata-se de unir a comunidade para discutir o problema que afeta esses profissionais. " "Como organização internacional que representa os Fisioterapeutas , é significativo que a WCPT acrescente a voz da profissão aos protestos de outras profissões de saúde . "
Outras organizações que se inscreveram no projeto "Cuidados de Saúde em Perigo" incluem a Associação Médica Mundial e o Conselho Internacional dos Enfermeiros. Pierre Gentile, Chefe de Atenção à Saúde em Perigo, disse que a parceria com a WCPT foi importante, porque o projeto queria envolver todos os profissionais de saúde afetados pela violência , tornando o processo compartilhado de boas práticas , encontrando maneiras de melhorar a segurança nos locais de trabalho, colocando a questão na agenda internacional. "A violência contra os cuidados de saúde não é apenas sobre os médicos e enfermeiros ", disse ele. " E conclui: "Ela afeta uma ampla gama de profissionais de saúde que estão lá fora, em conflitos armados. Fisioterapeutas têm um papel importante a longo prazo nos sistemas de saúde dos países, e podem não ser capazes de executar seu dever por falta de segurança, podendo afetar profundamente a vida e o bem-estar de muitos pacientes em todo o mundo. "
FONTE: WCPT
http://www.wcpt.org/node/105489
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário