Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Regulação é fundamental para o futuro das profissões de saúde

É tempo de ação urgente para os profissionais de saúde, diz especialista em Regulação das Profissões de Saúde. Os profissionais devem assumir a liderança na construção de sistemas de regulação eficazes - porque a regulação é um meio fundamental para ganhar e manter a confiança dos pacientes.

Esta será uma das principais mensagens do palestrante Gilles Dussault na próxima Conferência:"Regulação Mundial das Profissões de Saúde", a ser realizada em Genebra, Suíça , em maio deste ano.

Gilles Dussault, é professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, Portugal. Ele acredita que a conferência é de extrema importância para os profissionais de saúde em todo o mundo.

"O tema é muito oportuno", diz ele. "Há uma série de pressões sobre os profissionais dessa área  no momento, e eles têm que decidir como reagir a elas. "

Dussault explica: "uma das pressões que  profissionais de saúde estão sofrendo refere-se  a necessidade de adaptar a sua educação e formação, em face  das mudanças na  demografia mundial". Há também pressões para que eles se tornem  mais eficientes diante do avanço da tecnologia, e também para prover o acesso equitativo aos serviços para todas as pessoas.

"Existe um aumento das expectativas da população mundial sobre a qualidade do serviço oferecido que  uma profissão proporciona", diz Dussault , que já trabalhou como Especialista Sênior de Saúde do Instituto do Banco Mundial, e contribuiu com uma série de projetos internacionais relacionadas à regulação e gestão da saúde na força de trabalho. "Os bons mecanismos de acreditação são necessários por causa disso".

"O aumento da mobilidade das profissões também significa existir pressão para uma melhor regulação, visando garantir a qualidade dos serviços". 

A palestra de abertura de Dussault  abordará como os profissionais de saúde deverão responder à luz da mudança. "Eles podem até esperar para ver o que acontece, podem resistir às mudanças que estão acontecendo, ou assumir a liderança. Eu vou dizer na Conferência que esperar significa ter algo imposto a você, e que resistir é pedir que ocorram problemas. As profissões de saúde, e suas respectivas associações nacionais devem assumir a liderança e de pronto, agir. "




BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário