A categoria dos Fisioterapeutas, bem como a dos Terapeutas Ocupacionais tem direito a justa remuneração por seus serviços profissionais. É o que preceitua o Código de Ética da classe em seu Artigo 27. Para atender a esse direito, o Deputado Mauro Nazif (PSB/RO) apresentou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 05979/2009, propondo um Piso Salarial da ordem de R$ 4.650,00 (quatro mil, seiscentos e cinqüenta reais). Tal projeto acrescenta dispositivo à Lei Nº. 8.856, de 1º de março de 1994, portanto, a uma Lei já existente.
Em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL – 05979/2009 teve na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) em 29/06/2010, apresentação do Relator Deputado Paulo César (PR/RJ) pela aprovação e aguarda, até o momento, ser liberado. Para romper essa inércia, um pequeno e abnegado grupo de Fisioterapeutas fez o lançamento no TWITTER da Campanha #PISOFISOJA, além de promover abaixo-assinado na Internet com acesso pelo Link http://euconcordo.com/pisofisioja. O resultado dessa movimentação na WEB é de 2.137 assinaturas até o momento dessa postagem.
O que causa espanto é a ausência total de entidades representativas da categoria apoiando a Campanha. Os Fisioterapeutas exigem um posicionamento dessas entidades, em respeito ao trabalho desenvolvido pelo pequeno grupo já mencionado, e por aqueles profissionais, estudantes e amigos da Fisioterapia que, LIVREMENTE declararam o seu apoio o Projeto de Lei do Piso Salarial.
Concordo em "gênero, número e grau", Sr. Geraldo! temos que nos mobilizar, urgentemente! as entidades representativas deixam mto a desejar mesmo! mas temos que AGIR! mto boa a sua iniciativa! tb crei um blog nesse intuito. Convido o senhor a visitar nosso projeto de associação regional que esá "nascendo" aqui no Pantanal sul-matogrossense: http://cooperativadafisio.blogspot.com/
ResponderExcluirAbraços
Cordialmente
Lílian
Prezada Lilicastelli,
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Parabéns pela iniciativa da criação de uma entidade representativa da classe.
Um abraço.
Prezado Mestre Geraldo, utilizei seu post com devida referência para poder amplicar nosso grito.
ResponderExcluirCaro Rodrigo Queiroz,
ResponderExcluirÉ para mim profundamente honroso ter uma postagem transcrita no Blog MOBILIDADE FUNCIONAL.Meus sinceros agradecimentos.
Um grande abraço.
Prezado Valdecy Alves,
ResponderExcluirObrigado pela valiosa informação.
Estou seguindo o seu Blog.
Geraldo estou com vc, concordo com o que vc escreveu é uma pena que a maioria dos Fisioterapeutas não pratica o hábito de ler informações sobre a classe, muitos ainda não sabem sobre a luta para o aumento do nosso piso salarial. Estamos sozinhos na luta #PISOFISIOJA
ResponderExcluirUm abraço
Olá Fisiofabrini,
ResponderExcluirObrigado por interagir com o Blog.
A união dos Fisoterapeutas possibilitará continuarmos na luta por melhores condições salariais.
Um abraço.