O Fisioterapeuta Gildázio Moura faz balanço das ações de saúde da sua passagem pela Secretária de Saúde de Afogados da Ingazeira, durante solenidade de mudança, tendo ao lado o Prefeito José Patriota
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, anunciou na tarde desta sexta-feira (31), na Câmara Municipal de Vereadores, a troca de comando na Secretaria Municipal de Saúde. Sai o sanitarista e fisioterapeuta Gildázio Moura, entra o atual Diretor de Planejamento em Saúde do município, Artur Amorim.
O anúncio foi marcado pela emoção e pela superlotação das dependências da Câmara. No início, o agora ex-secretário Gildázio fez um balanço das ações da saúde, destacando que Afogados da Ingazeira é o único município do Brasil a contar com conselhos gestores locais em todas as unidades de saúde. “Eu não acredito em saúde pública sem a participação da população, sem o devido controle social. Hoje contamos com 104 conselheiros locais, que nos ajudam, em cada unidade de saúde, a identificar os problemas e a melhorar o atendimento à população” afirmou Gildázio. A experiência, única no Brasil, será apresentada em Brasília, durante evento patrocinado pelo Ministério da Saúde.
Outra conquista destacada por Gildázio foi a implantação de três equipes volantes de saúde – com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal – para atender à população da zona rural. “Hoje temos a cobertura de 100% do território de Afogados pela atenção básica em saúde,” informou Gildázio, destacando a abertura de duas novas unidades de saúde no Mandacaru para atender a população do centro da cidade.
Ao anunciar a mudança, o Prefeito José Patriota fez questão de destacar que todo processo de mudança traz suas dificuldades, mas que a diretriz de sua gestão na saúde permanecerá a mesma. “Avançamos muito na saúde. Com o Artur, o trabalho continua, com o mesmo afinco, o mesmo empenho e a mesma disposição em buscar recursos e projetos para melhorar a saúde em Afogados,” declarou Patriota.
Como diz o ditado popular, o ex-secretário de saúde, Gildázio Moura “caiu para cima”. Ele aceitou convite do Ministério da Saúde para trabalhar na elaboração de estratégias e na implementação do programa de territorialização da saúde nas 12 microrregiões do Estado de Pernambuco.
Fonte: Assessoria de Comunicação <comunicacao.afogados@gmail.com> (Via e-Mail)
Foto: Jr. Finfa
BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE