quarta-feira, 30 de julho de 2014
Plano de ação global da OMS para pessoas com deficiência 2014-2021
Ministros da Saúde do mundo inteiro endossam plano de ação para melhorar a saúde de todas as pessoas com deficiência
Em um movimento histórico, a resolução 67 da Assembleia Mundial da Saúde endossou o plano de ação global da Organização Mundial de Saúde OMS para pessoas com deficiência, a vigorar no período de 2014-2021. O tema escolhido para o Plano é: " Melhor saúde para todas as pessoas com deficiência".
O Plano de Ação proporcionará um grande impulso nos esforços dos governos locais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de um bilhão de pessoas com deficiência ao redor do mundo.
Definido pela 66 ª Assembleia Mundial da Saúde, há um ano, o Plano tem como base as recomendações da OMS e do Relatório do Banco Mundial sobre a deficiência, em consonância com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Ele foi desenvolvido em consulta aos Estados-membros das Nações Unidas, organizações e parceiros nacionais e internacionais, incluindo organizações de pessoas com deficiência.
O Plano de Ação tem três objetivos:
- Remover barreiras e melhorar o acesso aos serviços de saúde e programas;
- Fortalecer e ampliar a reabilitação, a habilitação, a tecnologia assistiva, bem como de assistência e de apoio e reabilitação de base comunitária;
- Fortalecer a coleta de dados relevantes e internacionalmente comparáveis sobre deficiência, e apoiar a investigação sobre a deficiência e serviços relacionados.
A nova resolução insta os Estados-membros para implementar as ações propostas no Plano , adaptando-o às circunstâncias e prioridades nacionais específicas, e convida os parceiros internacionais e nacionais para que tomem nota do Plano, bem como dos seus objetivos. Solicita ainda, à Secretaria que forneça orientação, formação e apoio técnico e que apresente relatórios sobre os progressos alcançados na implementação.
Em todo o mundo, mais frequentemente do que seus pares não deficientes, 'Pessoas com Deficiência' não recebem os cuidados de necessários de saúde, dos quais precisam, por apresentarem de uma saúde mais precária. 'Pessoas com Deficiência' têm mais do que o dobro de probabilidade de não encontrar os profissionais de saúde habilitados e instalações inadequadas; quase três vezes mais probabilidade de receberem respostas negativas quanto aos cuidados de saúde; e quatro vezes mais probabilidade de que sejam mal tratados. O plano de ação sobre deficiência geral da OMS 2014-2021 pretende abordar essas disparidades.
Para saber mais acesse:
http://www.who.int/disabilities/actionplan/en/
http://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/EB134/B134_16-sp.pdf?ua=1
Atualizado em 31/07/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário