Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Emma Stokes eleita nova presidente da WCPT


View image on Twitter
Emma Strokes e Margot Skinner eleitas respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT
Foto: Reprodução/Arquivo/WCPT

Emma Stokes foi confirmada como a nova Presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia na Assembleia Geral da WCPT, realizada em Cingapura. Emma, ​​que era anteriormente Vice-Presidente, não teve oposição a sua candidatura e participará da entidade como Presidente nos próximos quatro anos. Seu novo mandato começa após o Congresso WCPT 2015, na terça-feira 05 de maio. Margot Skinner será a nova Vice-Presidente. Os outros membros da Comissão Executiva da WCPT também foram nomeados.


 
"Estamos começando uma jornada de quatro anos com o mesmo compromisso para Fisioterapia assumido pelo Comitê Executivo anterior, como Presidente e Vice-Presidente", disse Emma em sua eleição. "É um grande privilégio de ser eleita. Vou trabalhar duro, e estamos ansiosas para trabalhar com a nova Diretoria Executiva. "


 
Emma Stokes é Professora Associada do Departamento de Fisioterapia no Trinity College, em Dublin, na Irlanda. Seu envolvimento com a WCPT começou em 1998, quando ela começou a representar a Sociedade dos Fisioterapeutas Irlandêses em reuniões internacionais, incluindo as reuniões da WCPT da Região Europeia. Ela pertence a Comissão Executiva da WCPT desde 2007. Uma de suas prioridades é incentivar jovens Fisioterapeutas e ajudá-los a tornar-se os líderes do futuro.


 
Margot Skinner, a nova Vice-Presidente da WCPT, também ficou sem oposição. Ela atua na WCPT como Membro do Comité Executivo do Setor Ásia Pacífico Ocidental.  É professora titular da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Otago e atua no Comité Executivo da WCPT desde 2007. Ela foi Presidente  Região Ásia do Pacífico Ocidental entre 2003 e 2007.
 
Também foram eleitos os membros da Comissão Executiva da WCPT, para atuação entre 2015 e 2019. São eles:

    
África: Esther Munalula Nkandu (Zâmbia)
    
Ásia Pacífico Ocidental: Melissa Locke (Austalia)
    
Europa: John Xerri de Caro (Malta)
    
América do Norte Caribe: Stacy de Gale (Trinidad & Tobago)
    
América do Sul: Gabriela Mallma (Peru)
_________________________________________________
Foto: Reprodução/WCPT

quarta-feira, 22 de abril de 2015

WCPT NEWS abril 2015


Repassamos para os seguidores e visitantes do Blog 14-F FISIOTERAPIA a edição de abril/2015 do WCPT NEWS, recebido da Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT via e-mail. Conforme determinado para as publicações anteriores, segue a versão original em inglês, visando preservar a integralidade e credibilidade da fonte. Boa leitura.


WCPT News
April 2015 www.wcpt.org/wcptnews
WCPT’s youngest network takes off
Physical therapists centre-stage in WHO's public health approach to ageing
Get involved in the congress conversation
   
Read more articles...
WCPT’s youngest network takes off
WCPT’s newest network, for physical therapist students and early career professionals who have been qualified less than five years, has taken off – with 230 followers on Twitter and 180 on Facebook.
Read the full article
Physical therapists centre-stage in WHO's public health approach to ageing
WCPT was represented at a World Health Organization meeting considering a draft of the World Report on Ageing and Health, due to be published in October. 
Read the full article
Get involved in the congress conversation
WCPT is using social media as key tools to keep all those interested in the WCPT Congress 2015 connected and well-informed about what's going on.
Read the full article
If you are unable to access our website using the links within this email, you may need to copy and paste the hyperlinks directly into your internet browser. If you have problems reading this email, you can view it online at www.wcpt.org/wcptnews/latest
The World Confederation for Physical Therapy (WCPT) is a registered charity in the UK, no. 234307

Copyright World Confederation for Physical Therapy 2015 | Privacy | Disclaimer | Terms of use | Contact

terça-feira, 21 de abril de 2015

Tirando do arquivo uma contribuição à História da Fisioterapia


Em março de 2001 a Revista O COFFITO publicou nas páginas 39 e 40 matéria sobre Normatização da Assistência Fisioterapêutica na Cidade do Recife, uma ação pioneira que chamou a atenção do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a ponto de dar destaque ao fato em sua revista de distribuição nacional. Sem falsa modéstia, tenho orgulho dessa contribuição, hoje histórica, ao processo de consolidação da Fisioterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS em sua instância municipal.
Documento 1


Documento 2 (continuação)


Documento 3

___________________________________

Nota da Redação:

Cópias dos Documentos 1, 2 e 3, respectivamente pertencentes ao acervo particular do Editor, os dois primeiros enviados pelo COFFITO visando subsidiar Portaria Municipal, relativa a normatização da assistência fisioterapêutica na Cidade do Recife. O Documento 3 - Portaria Municipal nº 108 de 09/11/2000 foi publicado na época em que o Editor do Blog ocupava o Cargo de Diretor de Controle e Avaliação Ambulatorial na Secretaria de Saúde do Recife.


ATUALIZADO EM 12/06/2015

sábado, 18 de abril de 2015

Cópia de documento é subsídio à história da Fisioterapia em Pernambuco


 1968 foi decisivo para a história da Fisioterapia em Pernambuco, no dia 28 de abril daquele ano - 47 anos atrás - o Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco oficializou os Cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, do Instituto de Reabilitação da Faculdade de Medicina, na época dirigido pelo seu fundador Prof. Ruy Neves Baptista. A cópia do documento foi datilografada pela Secretária do Instituto, cujas iniciais do seu nome estão colocadas no rodapé da página.

___________________________________

Nota do Editor: 
A política de publicação de postagens do Blog 14-F FISIOTERAPIA, defende a preservação da memória dos fatos e eventos que contribuíram para o desenvolvimento  e engrandecimento da  história da profissão.

Fonte: Arquivo/Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Uma nova definição da profissão de Fisioterapeuta na França.


Ordem dos Fisioterapeutas (Ordre des Masseurs Kinésithérapeutes) comemorou a aprovação pela Assembleia Nacional francesa quanto a uma alteração histórica na legislação de saúde, alterando a definição da profissão de Fisioterapeuta. Esta alteração elimina a definição atual, que data de 1946 e a substitui por um texto melhor adaptado às questões de saúde pública, e também refefine o papel crucial da relação  Fisioterapeuta/Pacientes  e com a população em geral.

Pascale MATHIEU, presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Fisioterapeutas (CNOMK) disse: "Este é um passo importante para o futuro da nossa profissão, e, especialmente, uma grande notícia para os nossos pacientes. Esta é uma primeira realização do compromisso de engajamento terminado de todos os Conselheiros, com a finalidade de reconhecimento da Fisioterapia como ciência médica. Gostaria de agradecer o apoio da ministra que mostrou à Assembleia Nacional a necessidade de alterar a definição de 1946, destacando o papel central da nossa profissão  nos cuidados com a saúde dos franceses."

Durante a sessão noturna do dia 10 de abril, na Assembleia Nacional, a ministra disse: "a definição da profissão, que data de 1946, está desatualizada. Esta alteração resulta de uma fase de consultas realizadas com representantes do sindicato da profissão e da ordem; que visa adaptar a formação inicial dos Fisioterapeutas e atualizar a definição legal de sua profissão, para mostrar claramente o seu campo de ação, bem como salientar os casos de prática ilegal da profissão. Estas são propostas de consenso." 



Vídeo da Ministra Marisol Touraine des Affaires Sociales, de la  Santé et des Droites des Femmes. na Assembleia Nacional francesa.











BLOG 14-F FISIOTERAPIA  UM BLOG AMIGO DA SAÚDE






sexta-feira, 10 de abril de 2015

Revista NovaFisio edição nº 101


Saiu mais uma edição da Revista NovaFisio, leia esta edição gratuitamente agora ou baixe para seu celular ou tablet e leia depois mesmo sem acesso a Internet.

Clique na imagem para ler, ou clique aqui!



capa101.jpg  

Fonte: Revista NovaFisio via e-mail

quarta-feira, 8 de abril de 2015

American Physical Therapy Association APTA lança campanha: "Sua voz é necessária agora"

A American Physical Therapy Association  APTA, seus membros e entidades apoiadoras continuam a envolver-se em um press-tribunal, propondo instar os senadores dos Estados Unidos no sentido de que aprovem  uma emenda para revogar permanentemente a  Therapy Cap aplicada ao sistema ambulatorial americano, para a Associação os profissionais podem ter certeza de um fato importante: eles não estão sozinhos. De acordo com a APTA, nada menos do que 24 outras organizações da sociedade civil americana também apoiam a ideia de colocar um fim ao problema, revogando esse óbice. 

Os esforços conjuntos estão agora sendo aplicados a uma oportunidade histórica para acabar com a Therapy Cap ("tampa"), como parte de um projeto de lei que revogaria a taxa de crescimento sustentável imperfeito (Sustainable Growth Rate SGR); especificamente, para convencer o Senado que permita a consideração de uma emenda do Senador Cardin visando a revogação permanente obstáculo citado, no caso a supressão da Therapy Cap ("tampa") no projeto de lei. 

"Sua voz é necessária agora: Stop The CAP"
 A APTA está pedindo aos profissionais associados e aos seus pacientes, que mantenham contato telefônico com seus senadores, usando o serviço de mensagens disponível na  Medicare Therapy Cap webpage.

Para a APTA, a luta para acabar com a "tampa" começou assim que ela foi criada, há quase 18 anos. Ao longo desse tempo, outros grupos reconheceram que "correções temporárias" que permitem exceções para a
Therapy Cap , devam ser substituídas por uma abordagem definitiva para todos os casos; e que verdadeiramente sirvam às pessoas que necessitam de cuidados terapêuticos.

A lista de grupos de apoio à revogação agora inclui a Associação Americana de Aposentados, a Associação ALS, a American Heart Association/American Stroke Association, a Arthritis Foundation, a Easter Seals, a Rede Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, a Brain Injury Association of America, a Rede de Ação de Parkinson e a National Multiple Sclerosis Society. Além disso, há vários anos, a APTA, a Associação American Speech-Language-Hearing, e a American Occupational Therapy Association criaram uma coalizão de trabalho em conjunto para a revogação.

ATUALIZADO EM 09/04/2015 

FONTE:  American Physical Therapy Association APTA



Link permanente da imagem incorporada
Imagem capturada do TWITTER da APTA

sábado, 4 de abril de 2015

Projeto de Lei do Piso Salarial para Fisioterapeutas volta à Câmara

Recentemente postei um texto aqui no Blog referente ao arquivamento do Projeto de Lei do Piso Salarial, onde em tom provocativo perguntava: "Alguém dá importância ao arquivamento do PL 05979/2009?" - veja no link: http://geraldobarbosa43.blogspot.com.br/2015/03/alguem-da-importancia-ao-arquivamento.html   

No dia 02 de abril o SINFITO/RJ posta no TWITTER:
 "Nosso Projeto de Lei do Piso Nacional é reapresentado! Seguimos firmes na luta!"






PL 988/2015
Projeto de Lei Situação: Aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados  

Identificação da Proposição

Autor
 Celso Jacob PMDB/RJ
Apresentação
31/03/2015
Ementa
Acrescenta dispositivo à lei n.° 8.856, de 1° de março de 1.994, a fim de dispor sobre o piso salarial dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
           Andamento

PLENÁRIO ( PLEN ) 31/03/2015
  • Apresentação do Projeto de Lei n. 988/2015, pelo Deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), que: "Acrescenta dispositivo à lei n.° 8.856, de 1° de março de 1.994, a fim de dispor sobre o piso salarial dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
-----------------------------------------------------------------------------------------

Fonte:  - SINFITO/RJ

               - Câmara dos Deputados

Saiba quem é o Deputado Celso Jacob - PMDB/RJ 


BLOG 14-F FISIOTERAPIA UM BLOG AMIGO DA SAÚDE