Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

sábado, 23 de agosto de 2014

Rememoração das origens

Na cultura ocidental o começo ab origine está em Esculápio, deus greco-romano da medicina e da cura, cultuado em templos, nos quais era comum a prática de exercícios físicos e métodos naturais - como o uso da água em aplicações externas - que conhecemos, hoje, como Hidroterapia.¹ Tais procedimentos eram realizados tendo por fim a recuperação funcional de seres humanos adoecidos ou lesados fisicamente.





File:Asklepios, antik staty, nu i Louvre, Nordisk familjebok.png
Esculápio deus greco-romano da medicina e da cura



Verdade é que, desde os primórdios da humanidade, recursos físicos são utilizados com  finalidades terapêuticas. A eletricidade, por exemplo, na Antiguidade, evoluiu como processo terapêutico a partir de aplicações de choques utilizando-se peixes-elétricos de forma intuitiva e empírica; passando a ter indicação mais frequente após o invento da Pilha por Alexandre Volta no século XVIII. Nos dias atuais o uso avança com a eletrotermofototerapia, inclusive em especializações recentes como é o caso da Dermato Funcional.

Nessa área do conhecimento e da ciência que é a Fisioterapia, na condição de que Esculápio está fixado na mitologia greco-romana, e na busca de seres "intermediários" entre deuses e humanos, que permitissem ser assimilados no ato de escrever, descobrimos a singularidade, da qual, se nos apropriarmos da palavra demiurgo² - ampliando o sentido e o conceito da expressão e fazendo a transposição para a contemporaneidade -, poderemos chamar de "Demiurgos da Fisioterapia" personalidades históricas como: Elizabeth Kenny, Berta Bobath, Geoffrey Maitland, Margaret Knott, entre outros destaques.

No campo político, aqui entendido como política de classe ou política de defesa da categoria profissional, ou ainda, política corporativa; salientando o sentido de corporação como a associação de pessoas da mesma profissão, as quais lutaram ou até este momento lutam pelos interesses corporativos, podendo chegar até ao corporativismo, tido como salutar desde que não seja exacerbado. Nesse entendimento, poderemos chamar também de "Demiurgos da Fisioterapia": a fundadora e primeira presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) Mildred Elson, e, no caso brasileiro, Danilo Vicente Define, Sérgio Mingrone, Sonia Gusman, Vladimiro Ribeiro de Oliveira, Antonio Rubem Mendes, Célia Rodrigues da Cunha, Farley Campos, Ruy Gallart de Menezes e Carlos Alberto Esteu Tribuzy. Após citar esses nomes corre-se o risco de esquecer alguém. Fica em aberto a possibilidade futura de uma lista completa.

Quanto  ao uso do termo Fisioterapia, este é relativamente recente - meados do século XIX - , utilizado pelo médico militar da Bavária, Lorenz Gleich, conforme citado por Risomar da Silva Vieira³. Hoje em dia o termo é conhecido em várias línguas: Physiotherapy, Fisioteràpia, Physioterapie, Fysioterapi,  incluindo a variação Kinesiologia.



_____________

1- Herdeiros de Esculápio - História e organização profissional da Fisioterapia / Geraldo Barbosa. Recife: Ed. do Autor, 2009 (26).
2 - Termo citado em História da Filosofia Ocidental / Vicente Masip. São Paulo: EPU. 2001 (82/83). Segundo Fílon de Alexandria (20 a.C - 40 d.C): " Logos, potências, e ideias, auxiliares de Deus na criação do mundo". No Dicionário Aurélio: "Criatura intermediária entre a natureza divina e a humana".
3 - Institucionalização da Fisioterapia - Um olhar sobre o processo histórico nos cenários internacional, brasileiro e paraibano / Risomar da Silva Vieira. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012 (33/34).


 Reprodução da imagem de Esculápio - Wikipédia


BLOG 14-F UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A FISIOTERAPIA


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Símbolos internacionais da Fisioterapia



A Fisioterapia internacional está representada nesta postagem por meio de símbolos. Os símbolos são imagens  que pela sua natureza se atribuem significados; evocam nesse determinado contexto a organização profissional em países geograficamente  distantes do Brasil, porém ligados entre si por uma entidade mundial a World Confederation for Physical Therapy WCPT.  



WCPT
Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT
Fysio_kbh
Fisioterapeutas dinamarqueses (capital)



Logo Kinesitherapie.be
Cadastro Nacional de Fisioterapeutas da Bélgica

Associação de Fisioterapeutas da Islândia

Associação de Fisioterapeutas do Canadá

Associação Colombiana de Fisioterapia

Fisioterapeutas da Alemanha

Associação Japonesa de Fisioterapia

Associação Italiana de Fisioterapeutas

Associação mexicana de Fisioterapia

Fisioterapia Nova Zelândia

Fisioterapeutas da Noruega

Associação Portuguesa de Fisioterapeutas




Associação Australiana de Fisioterapia



APTA Home
Associação Americana de Fisioterapeutas 

 
Chartered Society Of Physiotherapy

Irish Society of Chartered Physiotherapists

Atualizado em: 26/03/2019

BLOG 14-F UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A FISIOTERAPIA


Homenagens prestadas a Johnny Kuhr


Homenagens póstumas foram prestadas Johnny Kuhr, o membro do Comitê Executivo da Confederação Mundial de Fisioterapia WCPT que morreu no final de julho, com idade 56 anos. Ele foi Presidente da Associação Dinamarquesa de Fisioterapeutas entre 2000 e 2012, e campeão de desenvolvimento profissional e prática baseada em evidências, ao longo de sua carreira.

Johnny Kuhr foi fundamental no estabelecimento da primeira unidade de pesquisa em Fisioterapia na Dinamarca, bem como na criação do primeiro programa de mestrado em Fisioterapia naquele País. Lutou incansavelmente por remuneração digna para os Fisioterapeutas dinamarqueses, evidenciando que a remuneração deve ser compatível  com a experiência  profissional.
 
A contribuição de Kuhr à causa da Fisioterapia em caráter internacional, recebeu elogios dos representantes da WCPT.
Marilyn Moffat, Presidente da Confederação, ressaltou durante homenagem, a análise ponderada que ele trouxe para as discussões no âmbito da WCPT, e sua aguda consciência no que se referia às dificuldades sentidas nos países desafiados por falta de recursos. Ela afirmou: "Johnny era um ouvinte, um pensador e um cavalheiro no seu verdadeiro sentido. Sua presença será sentida por todos nós, cujas vidas ele tocou. Profissionalmente, atuou fisioterapia em seu país e no mundo com honra e distinção. Vou sentir falta de seu conselho sábio e amizade. "



Read the tributes to Johnny Kuhr – a great champion of

 Reprodução do TWITTER (WCPT)  @WCPT1951

 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

I Simpósio de Neuropsiquiatria Geriática da ABRAz - PE

Temos o prazer de anunciar a realização do I SIMPÓSIO DE NEUROPSIQUIATRIA GERIÁTRICA da ABRAz–PE que acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2014 no Salão de Convenções do Real Hospital Português.

  O envelhecimento populacional já é realidade mundial. Com as transformações próprias desta fase de vida, surgem as doenças crônico-degenerativas, dentre elas as demências, sendo a Demência de Alzheimer a mais comum delas. Suas características nas fases da doença e as mudanças comportamentais tornam o tratamento e condução desafiadores para os profissionais. Existe a necessidade de conhecimento e constante atualização acerca deste tema. Uma área crescente e complexa, presente cada vez mais no nosso dia a dia.

          No Simpósio serão abordados temas relevantes como: Diagnóstico Neuroquímico, Neuroplasticidade cerebral, Diagnóstico diferencial das demências, Diagnóstico pré-clínico, Tratamento da demência e dos distúrbios comportamentais entre outros assuntos.
          O evento trará palestras e discussões baseadas em casos clínicos e apresentação de trabalhos científicos. As inscrições podem ser efetuadas através do site: www.icones.com.br/abrazpe/simposio

          Contamos com a presença de todos os profissionais nesta oportunidade rica de informação, em uma área de atuação de todos, especialistas ou não, vista o grande número de idosos e suas crescentes necessidades de cuidados amplos.

Até breve.

Diretoria da ABRAz-PE


---
Associação Brasileira de Alzheimer Regional Pernambuco | ABRAz-PE
Av. Afonso Olindense Nº. 1.764  Várzea - 50810-000 - Recife - Pernambuco
Horário de Funcionamento das 08:00 às 12:00 horas
Fone /Fax: 55 81 8808-0263 Fale Conosco (ABRAz Nacional): 0800-55-1906
E-Mail: 
pernambuco@abraz.org.br | Site: www.icones.com.br/abrazpe | Twitter: @abraz_pe


BLOG 14-F FISIOTERAPIA. UM BLOG AMIGO DA SAÚDE

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Lei complementar atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e beneficia Fisioterapeutas

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou, na quinta-feira (7), a Lei Complementar 147/2014 (PLC 60/14), que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, por unanimidade, no dia 7 de maio. No Senado, a aprovação ocorreu no dia 16 de julho.

Para saber mais acesse: 
 http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/08/presidenta-sanciona-lei-complementar-147-2014

 Fonte:
Portal Brasil, com informações da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e do Blog do Planalto