Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ética na Fisioterapia - III

Em curso na Internet, mais precisamente no TWITTER, a Campanha com a TAG #PISOFISIOJA é direcionada para a aprovação do Projeto de Lei Nº 5979/2009, de autoria do Deputado Mauro Nasif, em tramitação na Câmara dos Deputados após desarquivamento. Um grupo crescente de estudantes e de profissionais Fisioterapeutas comparece diariamente ao miniblog de 140 caracteres, postando mensagens sobre o PL do Piso salarial, pedindo apoio e união da categoria, buscando desse modo a sensibilização da classe política. Na REDEFISIO uma página é dedicada ao assunto.

O que poucos sabem, é que essa luta não é mera reivindicação trabalhista. Trata-se da luta por um direito inalienável do Fisioterapeuta; tanto que, no Código de Ética da categoria, especificamente no CAPÍTULO V, DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS encontra-se o Art. 27: O Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional têm direito a justa remuneração por seus serviços profissionais. Pergunta-se: O que seria essa justa remuneração? Apresso-me em dizer que, os R$ 4.650,00 instituidos pelo Projeto de Lei, diante dos valores ínfimos dos procedimentos fisioterapêuticos impostos pelos planos e seguros de saúde, bem como das ridículas tabelas salariais vigentes, significam um grande avanço, um passo à frente, na caminhada pela dignidade profissional.

Como diria Nietzsche: Com a força descomunal do ensinamento ético o dever arrasta... Sim! É dever ético exigir a justa remuneração; cabendo lembrar que o dever é uma virtude de índole deontológica. Devemos, portanto, participar desse momento histórico da Fisioterapia, ou seja, o da reinvidicação pela aprovação do PL Nº 5979/2009. Assim procedendo, individualmente, cada um poderá dizer: Eu sou ético; eu reivindico justa remuneração para a minha categoria profissional. #PISOFISIOJA.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Na luta contra o Ato Médico


Membros da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Coffito entregaram ao Senador Randolfe Rodrigues um requerimento de audiência pública sobre o Projeto de Lei do Ato Médico, no último dia 16, em Brasília. O Coffito continua atuando em prol de uma discussão mais ampla e melhor fundamentada sobre o projeto de Lei, de forma a garantir a adoção do modelo de saúde multiprofissional aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Na foto, a Dra Isabela Álvares, Dr Ricardo Lotif e Dra Carla Benck entregam o requerimento ao senador.

Fonte desta postagem: Site do COFFITO http://www.coffito.org.br/

domingo, 20 de março de 2011

VII Congresso Brasileiro de Alzheimer

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO DE REGIONAIS DA ABRAz-NACIONAL


VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ALZHEIMER

Belém (PA) - De 24 a 27 de Agosto de 2011

Local: Hotel Hilton Belém

Tema: “A DOENÇA DE ALZHEIMER: O PERCURSO DO CONHECIMENTO E DO CUIDAR”

INFORMAÇÕES NO SITE:

http://itarget.com.br/newclients/cba.com.br/2011/_cba.php?op=paginas&tipo=secao&secao=1&pagina=1

sábado, 12 de março de 2011

Informação sobre o Projeto de Lei N° 05979/2009 Piso Salarial


INFORMAÇÃO SOBRE O PL 5979/2009 PISO SALARIAL

POSIÇÃO DO COFFITO: FAVORÁVEL

TRAMITAÇÃO: PROPOSIÇÃO SUJEITA À APRECIAÇÃO CONCLUSIVA DAS COMISSÕES.

DISTRIBUIÇÃO NAS COMISSÕES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS: CSSF, CTASP,CTF e CCJC.

SITUAÇÃO NA CSSF EM 29/06/2010: APRESENTAÇÃO DO RELATOR , DEPUTADO PAULO CÉSAR (PR/RJ), PELA APROVAÇÃO.

SITUAÇÃO EM 28/02/2011: ENCONTRA-SE AGUARDANDO DELIBERAÇÃO NA CSSF.

FONTE: COFFITO NOTÍCIAS http://www.coffito.org.br/